Navegando por Palavras-chave "Digital competence"
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- ItemEmbargoCompetências digitais de professores e tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino: usos, desafios e perspectivas em tempos de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-05) Pires, Larissa Cavalcante [UNIFESP]; Oliveira, Nara Rejane Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5610581984121401; http://lattes.cnpq.br/9349335899324760; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças profundas no cenário educacional global, impactando significativamente alunos, professores e métodos de ensino. Enquanto muitos estudos priorizaram o ensino superior, há uma lacuna relevante na compreensão dos impactos na Educação Básica, particularmente no Brasil. O objetivo desta pesquisa foi investigar as competências digitais dos professores e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, explorando seus usos, desafios e perspectivas durante a pandemia. O Estudo I teve como objetivo realizar um levantamento da produção científica brasileira recente sobre as competências digitais dos professores e a aplicação das TDIC no ensino, identificando principais usos, desafios enfrentados e perspectivas futuras. O Estudo II buscou mapear a produção científica internacional recente sobre o mesmo tema, ampliando a compreensão global sobre as competências digitais e os desafios no uso das TDIC. O Estudo III investigou, por meio de uma revisão de escopo, a aplicação da plataforma "Brain Breaks Physical Activity Solutions®" (BBPAS®), avaliando seu impacto no desempenho acadêmico e na saúde física e mental dos alunos. A metodologia incluiu duas revisões sistemáticas de literatura e uma de escopo: a primeira sobre estudos brasileiros, a segunda com foco em estudos internacionais, e a terceira analisando 13 artigos sobre a plataforma BBPAS®. Foram selecionados 4 artigos para o Estudo I, 12 para o Estudo II e 13 para o Estudo III, abrangendo publicações de janeiro de 2018 a outubro de 2024. Os resultados revelaram que as TDIC proporcionaram inovações significativas, como a continuidade do ensino remoto e novas formas de engajamento dos alunos, mas também expuseram desafios, incluindo a falta de preparação docente e desigualdades de acesso à educação digital. A revisão de escopo sobre o Brain Breaks® evidenciou que plataformas interativas podem melhorar não apenas o desempenho acadêmico, mas também a saúde física e mental dos alunos. Contudo, a eficácia da sua aplicação depende da formação contínua dos professores e de suporte institucional, fatores que demonstraram impacto positivo em contextos com infraestrutura mais robusta, como Malásia e Singapura, mas resultados limitados em regiões com menor suporte, como a África do Sul. Esta pesquisa ressalta a importância de programas de formação abrangentes para o desenvolvimento de competências digitais e da implementação de políticas públicas inclusivas. Em suma, oferece insights relevantes para a adaptação das práticas educacionais e para a criação de estratégias sustentáveis em um contexto digital cada vez mais presente.