Navegando por Palavras-chave "Dificuldades de Aprendizagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Recursos e estratégias utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem: uma revisão da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Santos, Alice Mara de Lima [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/1140569312897486; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o trabalho de terapeutas ocupacionais com crianças com dificuldades de aprendizagem, através de levantamento bibliográfico. Possibilitando, dessa forma, mapear e identificar recursos, atividades e ações realizadas por esses profissionais em sua intervenção com indivíduos com transtornos de aprendizagem. Foi realizada uma busca em bases de dados como Scielo, BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, Revista de Terapia Ocupacional da USP e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO, no período de 2008 a 2023. Como resultado, foram obtidos 11 estudos relacionados à Terapia Ocupacional e atuação com crianças com necessidades educacionais especiais. A análise dos artigos permitiu identificar que as estratégias e intervenções mais utilizadas pelos terapeutas ocupacionais com esse público são: consultoria colaborativa, orientação familiar, adaptações de materiais e arranjos ambientais, tecnologias assistivas e treinos de Atividades de Vida Diárias (AVDs). Apesar de ser uma área com diversas possibilidades de contribuição da terapia ocupacional, não existem muitos trabalhos que abordam a temática referente a sua atuação prática. Em sua maioria, as publicações encontradas discorrem sobre as práticas de maneira geral, sem muitos detalhes, evidenciando a necessidade de serem elaborados materiais que sirvam de fundamentação teórico-prática para terapeutas ocupacionais atuarem no contexto dos transtornos de aprendizagem.