Navegando por Palavras-chave "Diários de Campo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escritas de (trans)formação: histórias de mulheres e caminhos para o cuidado(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-12) Souza, Joyce Nunes [UNIFESP]; Bichara, Tatiana Alves Cordaro [UNIFESP]; Vasters, Gabriela Pereira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2252401048477666; http://lattes.cnpq.br/6982844651891061; http://lattes.cnpq.br/1841809132505010; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso busca explorar os caminhos para o cuidado junto às mulheres imersas em situações de violência de gênero, acompanhadas por um módulo do Eixo Trabalho em Saúde durante a formação em Terapia Ocupacional. Através da análise das escritas de formação produzidas em diários de campo, toma-se os afetos e afetações como metodologia de pesquisa em diálogo com a clínica dos afetos e o cuidado em ato para proposições de estratégias de cuidado e reflexões sobre a formação em saúde. O objetivo principal deste estudo é refletir sobre a tessitura do cuidado a partir do encontro com mulheres e as reverberações na formação em Terapia Ocupacional. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um intenso diálogo entre os conceitos de violência, gênero e as narrativas das mulheres acompanhadas. A leitura das narrativas associadas à produção artístico-afetiva da pesquisadora, revela que a proposição do cuidado, por meio de uma prática de saúde implicada com os afetos, proporciona a construção de espaços de ressignificação dos cotidianos e produção de outros modos de vida para as mulheres acompanhadas.
- ItemRestritoRedes de Cuidado na Infância: Reflexões de uma Experiência como Extensionista e Possíveis Contribuições da Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Rossi, Yasmim [UNIFESP]; Botteon, Luana Marçon [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/5006923416374499; http://lattes.cnpq.br/6300462659755547; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa propõe tecer uma reflexão acerca das redes envolvidas no cuidado dispensado às crianças em seu cotidiano e espaços de vida. O trabalho desenvolveu-se a partir de recortes de diários de experiência produzidos enquanto estudante de terapia ocupacional e participante de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Trata-se de um estudo cartográfico, e para tanto, foram feitas análises qualitativas das vivências no projeto de extensão, bem como uma revisitação de conteúdos referentes ao cuidado histórico de crianças e adolescentes. A partir da releitura dos diários e demais materiais bibliográficos, pretende-se discutir as diferentes facetas envolvidas na tessitura de redes de cuidado à infância, e o papel do terapeuta ocupacional na articulação dessas redes.