Navegando por Palavras-chave "Design tools"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Investigando os elementos estruturantes de sequências didáticas de física moderna para o ensino superior(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Pereira, Lucas Azevedo Mesquita [UNIFESP]; Brockington, José Guilherme de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9688530845451866; http://lattes.cnpq.br/8486566278399236Essa pesquisa é fruto da insatisfação pessoal e da vontade de evoluir como docente. Assim, dotados de tal frustação, questionamo-nos acerca do processo de criação de atividades e sequências didáticas. Desta forma, nosso principal objetivo é identificar estruturantes de tais sequências. Fazemos isso com intuito de permitir a criação de produtos didáticos cada vez menos personificados ou guiados pela intuição. Ou seja, buscamos com essa pesquisa aspectos teóricos e metodológicos capazes de possibilitar o desenvolvimento de instrumentos de ensino, que tenham sua aplicabilidade e viabilidade ligadas ao nível de detalhamento minucioso e núcleo rígido de conteúdos e conceitos. Por conseguinte,sendo uma opção teórica para docentes que buscam pesquisas reaplicáveis em diversas situações de sala de aula. Para alcançar os objetivos dessa pesquisa, utilizamos a Teaching-Learning Sequences como principal arcabouço teórico para compreender os processos envolvidos na criação e desenvolvimento de uma sequência didática (SD), de sua elaboração inicial até sua aplicação. Além dela, também utilizamos a metodologia de pesquisa Design-Based Research com intuito de sofisticarmos nossa sequência por meio dos processos de redesign e reaplicação. Desta forma, essa pesquisa de Mestrado investiga de maneira sistemática o processo de construção e estruturação de uma sequência didática para o ensino de Física. Seu objetivo principal é compreender de forma aprofundada a produção do conhecimento didático, especialmente de Física Moderna, para o ensino superior. Todavia, nossos resultados não são só teóricos, pois, a partir das estruturasidentificadas, criamos atividades e essasforam aplicadas em uma disciplina de Teoria da Relatividade no curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo. Fizemos isso com intuito de identificar os impactos dos estruturantes, utilizados na criação das atividades, na aplicação e desenvolvimento dessa atividade em sala de aula. Sendo assim, entendemos que um dos resultados dessa pesquisa sejam nossos próprios estruturantes e as atividades criadas a partir deles, ao mesmo tempo que, uma outra parte compreende os dados oriundos da aplicação dessas atividades. Por fim, tais resultados são apresentados e discutidos no capítulo final dessa dissertação.