Navegando por Palavras-chave "Desenvolvimento Humano"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A co-dependência em adolescentes: correlações e apontamentos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-05-29) Costa, Cintia Maria Rosa Faria da [UNIFESP]; Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4064588869236649; http://lattes.cnpq.br/1888774929548352; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: o conceito de co-dependência é permeado de controvérsias, mas tende a ser relacionado a dificuldades emocionais e comportamentais, relativas aos familiares de dependentes de substâncias psicoativas, podendo também abranger contextos de desestruturação familiar não associados à dependência dessas substâncias. Objetivo: analisar a co-dependência em adolescentes filhos de pais dependentes de substâncias psicoativas. Método: trata-se de um estudo descritivo e quantitativo realizado com 30 adolescentes, de 13 a 18 anos, de um município do Estado de São Paulo, Brasil. Foram utilizados: a Escala Spann Fischer, o Youth Self-Report, a Escala Egna Minnen Betraffande Uppfostran e o Questionário PPCT/Co-dependência, formulado especificamente para o estudo. Os dados desses instrumentais passaram por análise descritiva e correlacional. Os quatro adolescentes que apresentaram os maiores índices de co-dependência foram também avaliados por vértices do modelo PPCT (Pessoa Processo Contexto Tempo), de Bronfenbrenner e Morris. Resultados: não foi constatada correlação significativa entre a co-dependência e o tempo de exposição contínua ao dependente de substâncias psicoativas para os dois sexos, sendo constatada forte correlação entre tempo de exposição intermitente ao dependente de substâncias psicoativas para os meninos. Ainda, foi verificada forte correlação entre a co-dependência e problemas de ordem internalizantes e externalizantes para meninas, moderada correlação entre co- dependência e problemas internalizantes para os meninos, além de significativa associação entre co-dependência e estilos de vinculação de superproteção para os dois sexos, bem como entre co-dependência e estilos de vinculação de rejeição, mas somente quando relativa a outros cuidadores. Considerações finais: o estudo pôde ampliar a compreensão da co- dependência partindo-se de uma conjuntura biopsicossocial, o que transcende a mera existência de uma pessoa de convívio, portadora de dependência de substâncias psicoativas.
- ItemSomente MetadadadosA formacao da identidade em adolescentes: um estudo exploratorio com estudantes do ensino medio(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2001) Ferreira, Teresa Helena Schoen [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)A teoria da retrogênese para a classificação dos estágios da doença de Alzheimer(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2012) Silva, Rosimeire Vieira da [UNIFESP]; Bertolucci, Paulo Henrique Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A teoria da retrogenese descreve um processo patologico reverso ao processo biologico de desenvolvimento humano. Alguns estudos sugerem que a progressao dos sintomas da doenca de Alzheimer (DA) recapitula inversamente os padroes de maturacao desenvolvimental, observados em estagios funcionais do individuo. O objetivo deste foi caracterizar aspectos funcionais de pessoas saudaveis e com DA em suas diferentes fases de gravidade, atraves de instrumento de avaliacao de independencia funcional num sentido reverso ao desenvolvimento humano e correlaciona-lo a medidas ecologicas para estagiamento clinico da doenca em condicoes livres de efeitos da escolaridade. Metodos: Estudo caso-controle, 156 pessoas, ambos os sexos, idade minima de 52 anos, divididos em: grupo estudado (GE) 107 pacientes com diagnostico de provavel DA nas fases inicial, moderada e grave de classificacao das demencias (CDR) entre 1; 39,25% (N=42); 2, 31,78% (N=34); e 3; 28,97% (N=31), em acordo aos criterios internacionais. O grupo controle (GC), composto de 49 pessoas saudaveis, cujos criterios de exclusao foram previamente observados. Todos submetidos ao rastreio cognitivo, escalas correspondentes para estadiamento funcional (FAST), sintomas de depressao (Yesavage), instrumental da vida diaria (KATZ) e metodo clinico de conservacao de Piaget como teste ecologico. Todos pareados por idade e escolaridade. Resultados: A media de idade da amostra foi de 70,77 anos, com predominancia do sexo feminino. Houve associacao significante entre as classificacoes CDR e as provas de conservacao piagetianas (X² = 226,651; gl = 36, p = 0,000) e forte correlacao entre escalas funcionais e CDR (,93). Como era esperado, o GC teve melhor desempenho cognitivo do que o GE que tambem apresentou maior dependencia para as atividades da vida diaria e nao conservacao nas provas piagetianas, de modo a corresponder a gravidade da doenca nas tres fases do (CDR). Conclusao: Pacientes com DA apresentam alteracoes funcionais que podem ser medidas como padrao reverso ao do desenvolvimento humano em acordo com a teoria da retrogenese. Independencia funcional pode ser avaliada atraves de instrumento ecologico livre dos efeitos de escolaridade como as provas piagetianas. Ha correlacao estatisticamente significante entre as provas piagetianas com as fases de classificacao CDR, rastreio cognitivo e das escalas de funcionalidade e de atividades diarias e instrumentais
- ItemSomente MetadadadosValidacao do questionario de identidade para pre-adolescentes - QI-PREAD(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Godoy, Yara Eugenia Veiga [UNIFESP]