Navegando por Palavras-chave "Descolonização do conhecimento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escrevivências de mulheres negras: manifestando possibilidades de produções acadêmicas autônomas aos referenciais da ciência hegemônica(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-29) Nascimento, Tamires Guimarães do [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; http://lattes.cnpq.br/2985385023433384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Neste trabalho apresento reflexões sobre a presença de mulheres negras no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (PPGSSPS) da Universidade Federal de São Paulo - BS. Através de minha narrativa e de narrativas de cinco mulheres negras da primeira e segunda turmas do programa, é possível apreender os caminhos percorridos desde o primeiro estudo, ensino médio, graduação, até o momento de acessarmos o mestrado. Uma vez na pós-graduação destacam-se os desafios para o acesso e permanência neste espaço. Compreendo que a nossa presença na pós-graduação é impactada pelo racismo e sexismo, que juntos erigiram como modelo de intelectualidade, o homem branco, heteronormativo e CIS, além de estabelecerem a academia como o único espaço de legitimação de conhecimento, recusando a produção de saberes localizados nas vivências de mulheres negras. Destaco o movimento de mulheres negras e o movimento negro como protagonistas na luta histórica que vem denunciando a exclusão da/o negra/o na educação, e que em um compromisso político-epistemológico, também denuncia a colonização do conhecimento. O contato com o feminismo negro, com a produção de intelectuais negras, e com as problematizações que vêm ocorrendo acerca deste modelo de universidade, faz emergir novas possibilidades; e pensar sobre o acesso à este espaço, sobretudo traz à tona a compreensão de que a nossa presença causa rupturas e apresenta outras epistemologias possíveis, outras formas válidas de produzir conhecimento.