Navegando por Palavras-chave "Democratização do Ensino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cursinhos Populares do Alto Tietê: um estudo sobre acesso ao ensino superior e construção da cidadania(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-25) Santos, Saulo Monteiro dos [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/5522390582806919O objetivo geral desta pesquisa é analisar os processos formativos relatados por coordenadores pedagógicos, professores e estudantes de cursinhos populares da região do Alto Tietê, em um contexto de forte presença da teoria do capital humano, uma faceta da pseudoformação que tem direcionado a formação dos jovens para a adequação ao mercado de trabalho. Os cursinhos populares são iniciativas cujo objetivo é viabilizar o acesso ao ensino superior público de qualidade àqueles segmentos tradicionalmente excluídos da sociedade brasileira. Nesse sentido, para além do ensino do conteúdo necessário à realização de processos seletivos para ingresso na Educação Superior, esta pesquisa busca analisar se os cursinhos visam também fortalecer a cidadania e a democracia por meio de maior participação popular. A hipótese que orienta este estudo é a de que os cursinhos populares buscam oferecer tanto uma formação geral ampla, voltada à reflexão crítica sobre a sociedade, quanto um ensino de conteúdos orientados para a aprovação em vestibulares, propósitos muitas vezes contraditórios que encontram limites para a sua realização. Para verificar a validade da hipótese, a pesquisa apresenta inicialmente uma revisão bibliográfica sobre a temática para compreender a atuação dos cursinhos populares na fase atual do capitalismo, o neoliberalismo, visto que diversas reformas no campo da educação têm sido implementadas e afetam essas iniciativas; após a compreensão desse contexto, realizamos o mapeamento e caracterização dos cursinhos populares da região do Alto Tietê, região próxima à capital paulista. Esse mapeamento e caracterização dos cursinhos populares teve por base dois procedimentos de método: 1) a coleta de informações sobre os cursinhos populares no Alto Tietê em diversas mídias e 2) a realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores, professores e estudantes de dois cursinhos da região - o Cursinho Comunitário A-Sol e o Cursinho Popular Maio de 68, situados nos municípios mais populosos do Alto Tietê, Guarulhos e Mogi das Cruzes, respectivamente. Por já funcionarem há alguns anos, esses cursinhos devem suscitar questões pertinentes aos limites de uma educação voltada tanto à emancipação quanto à preparação para o vestibular. A análise dos dados levantados teve como referência a Teoria Crítica da Sociedade. Encontramos em nossos resultados a permanência da contradição existente entre treino ao vestibular e formação crítica, o que permite o desvelamento do funcionamento da sociedade administrada.