Navegando por Palavras-chave "Democratização cultural"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A cada público a sua arte: o Museu da Casa Brasileira entre a educação e a distinção cultural(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Shiraishi, Juliana Cristina; Pulici, Carolina Martins; http://lattes.cnpq.br/5750359863811005; http://lattes.cnpq.br/2479783141552934A presente pesquisa investiga, no âmbito da sociologia da cultura, como o Museu da Casa Brasileira, instituição umbilicalmente vinculada às elites de São Paulo, atende aos anseios contemporâneos da democratização cultural. Mediante a análise de discurso e de conteúdo dos documentos institucionais e das entrevistas com informantes-chave, pretende-se demonstrar que a ambivalência entre o exclusivo e o inclusivo acompanha o museu desde seus primórdios até os dias atuais. Por estar situado na antiga residência de Renata Crespi e Fábio Prado, casal da elite paulistana, a formação da identidade e do acervo do museu hesitou entre apresentar o mobiliário artístico representativo das classes dirigentes, de um lado, e difundir peças de valor histórico e antropológico de todos os grupos sociais, de outro. A mesma ambiguidade se prolonga nos dias de hoje no que tange ao tratamento do público: se, por um lado, o museu consagrado no campo da arquitetura e do design propaga a arte “legítima” decifrável pelas classes culturalmente privilegiadas, por outro, a fim de atender as demandas de inclusão social, oferece ações educativas acessíveis ao público não-iniciado, concedendo a “arte erudita” aos especialistas e, a um só tempo, a “arte contextualizada” ao público amplo. Constata-se, assim, que a relação de homologia estrutural entre o espaço da produção cultural e o de seu consumo, que atravessa as pesquisas de sociologia do gosto, permanece operante.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre a reprodução e a transformação do espaço museal: a Casa Museu Ema Klabin e seus públicos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) SHIRAISHI, Juliana Cristina; PULICI, Carolina Martins; http://lattes.cnpq.br/5750359863811005; http://lattes.cnpq.br/2479783141552934Muitos museus foram constituídos ao longo da história a partir das coleções e em antigas residências pertencentes às elites. Não obstante esse vínculo umbilical com as classes mais abastadas, os espaços museais foram, nas últimas décadas, crescentemente confrontados a demandas de programações mais “inclusivas”, em vista de uma maior diversificação social de seus públicos. Neste contexto, a presente pesquisa se propõe a investigar, na ótica da sociologia da cultura, como a Casa Museu Ema Klabin, antiga morada da colecionadora Ema Klabin (1907-1994) localizada no Jardim Europa, na cidade de São Paulo, responde a esses anseios contemporâneos de “democratização cultural”. Com base em pesquisa documental, observação direta e entrevistas com a equipe e com os públicos, argumenta-se que a Casa Museu reproduz e ao mesmo tempo transforma as tradicionais configurações dos espaços museais.