Navegando por Palavras-chave "Deficiências"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências de escolarização(Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil), 2019) de Freitas, Marcos Cezar [UNIFESP]; Garcia, Eduardo de Campos; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979Este artigo analisa o tema dos laudos médicos na configuração de experiências de escolarização. Trata-se de um tema muito presente desde o início do século XXI, associado à produção de diagnósticos individuais, como a indicação da dislexia ou do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade para explicar o fracasso escolar. Com base em pesquisas realizadas nos últimos anos, o presente estudo analisa criticamente como o tema da patologização da vida escolar é mais abrangente. Essa maior abrangência diz respeito à presença histórica dos laudos em experiências de segregação escolar. E não é somente questão histórica. No atual cenário, a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas é marcada pela subordinação dos argumentos pedagógicos à lógica estigmatizante dos laudos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A educação inclusiva e suas intersecções: a escolarização de crianças indígenas com deficiência.(Universidade Federal de São Paulo, 2019-07-06) Felix, Natalia Cristine Oliveira Novo [UNIFESP]; Ribeiro, Rodrigo Barbosa [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703459H5A presente monografia busca realizar o mapeamento da presença de alunos indígenas com deficiência matriculados nas escolas indígenas do Estado de São Paulo. A estratégia para o inventário de crianças com deficiências nas escolas indígenas foi feita através do levantamento de dados estatísticos referentes a essas escolas e também por meio de dados sobre saúde indígena. Portanto, as questões presentes no recorte da pesquisa traçam intersecções entre produções de conhecimento das áreas da saúde indígena e educação escolar diferenciada. Sob perspectiva antropológica, busca-se compreender a complexidade das questões que se cruzam e permitem recolher representações das deficiências entre as etnias indígenas presentes no Estado de São Paulo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Escolarização Dos Corpos Na Escola Pública: O Desafio Da Inclusão De Uma Criança Com Deficiência Frente À Esportivização Das Aulas De Educação Física(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-09-28) Silva, Marcus Vinicius Palmeira [UNIFESP]; Freitas, Marcos Cezar De [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Thesis Investigated The Presence Of Inclusion And Disability Themes In Public School Physical Education Classes Previously Chosen For Field Research. The Main Objective Was To Analyze The Impact Of Sportive Practices On The Production Of Inclusive Strategies. Based On Participant Research, Which Was Inspired By Ethnographic Studies Attentive To The Importance Of Details, Activities Were Monitored Closely And Within The Institution To Record Specific Scenes In Many Institutional Settings. A Child With Physical Disability Was Chosen For Intense And Continuous Follow-Up. It Was Possible To Verify That The Hegemony Of The High Performance Sport And The Sportive Practices Has Negative Repercussions For All The Students Perceived As Non-Standard, Especially The Student With A Disability.