Navegando por Palavras-chave "Debêntures"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Debêntures de infraestrutura como fonte de financiamento para as empresas investidas dos fundos de private equity: uma análise para o ano de 2021(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16) Costa, Michel Freitas [UNIFESP]; Gallucci Neto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870O objetivo central desta pesquisa é realizar um estudo acerca das debêntures de infraestrutura como instrumento de captação de recursos, especificamente, pelas companhias detidas pelos fundos de Private Equity no Brasil. Para tanto, foi realizado uma análise da literatura nacional e internacional para entender o instrumento de captação, debêntures de infraestrutura, e o setor dos fundos de Private Equity, bem como o setor de infraestrutura em si. Além disso, foram analisadas bases de dados divulgas pela ANBIMA, bem como relatórios divulgados pelas principais gestoras de Private Equity no Brasil e a associação do setor. No âmbito da análise do mercado de debêntures de infraestrutura foi entendido se as emissões por investidas de Private Equity representam uma parte importante. Adicionalmente, sob a ótica de analisar tal grupo, foi discriminado os setores mais beneficiados por essas captações.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Evolução no mercado de debêntures no Brasil entre 2013-2021(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-10) Catelani, Gabriel Menezes [UNIFESP]; Saporito, Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5724238604725007O presente trabalho tem por finalidade a análise da evolução no mercado de debêntures brasileiro entre 2013-2021. Explorando, através de volumetria, fatores econômicos que influenciaram o caminho percorrido até aqui, por meio de uma análise das características das ofertas emitidas no período e de fatores macroeconômicos que permearam essa trajetória. Ainda incipiente, o Brasil apresenta fatores que projetam uma consolidação do setor nos próximos anos, através de melhoria no ambiente regulatório, com a lei 12.431/2012 que dá início às debêntures incentivadas e leis que prometem massivos investimentos no país, como o novo marco do saneamento a lei das ferrovias. Observou-se um desenvolvimento expressivo no período analisado, que deve perdurar nos próximos anos, carecendo de novos trabalhos que possam averiguar se houve realmente essa evolução.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel dos covenants na escolha dos investidores por títulos de dívidas(Universidade Federal de São Paulo, 2019-11-26) Camarotto, Felipe de Oliveira [UNIFESP]; Gallucci Netto, Humberto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0094157918263870Estre trabalho mostra a relação que os covenants podem possuir com os investidores de debêntures segmentados por tipo de empresa investidora, especialmente para empresas com oportunidades de crescimento. Utilizando uma amostra de 61 títulos corporativos emitidos no mercado brasileiro, encontramos evidências de que covenants financeiros e são ferramentas para as empresas com oportunidades de crescimento que estão dispostas a trocar dívida de curto prazo por dívida de longo prazo sob a presença de covenants.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Spread de crédito no mercado de debêntures no Brasil de 2010 a 2020(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Lauande, Michelle Nasser Vaz [UNIFESP]; Oliveira Filho, Bolívar Godinho de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4702666394166112; http://lattes.cnpq.br/1491049253163242O objetivo do trabalho foi analisar a influência dos fatores rating, volume, prazo, câmbio e EMBI (Emerging Markets Bond Index) na precificação de debêntures através de modelos de determinação de spread nas emissões desses ativos na última década no Brasil. A base de dados é composta de 340 emissões de debêntures precificadas a CDI mais spread registradas entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020, em mercado primário público. Foram feitas regressões múltiplas lineares com base nas premissas do método dos mínimos quadrados para testar a relevância e grau de influência dos fatores estudados na determinação do spread. Corroborando as hipóteses levantadas em estudos anteriores, foram encontradas evidências de que o rating afetou direta e de maneira significante os spreads analisados e, além disso, testando um fator pouco utilizado em estudos brasileiros, o câmbio foi usado como um indicador econômico ligado diretamente à estabilidade financeira do país e se mostrou bastante significativo na precificação das debêntures da amostra. Os demais fatores, apesar de atestarem as correlações esperadas com os spreads no levantamento de hipóteses, não se mostraram estatisticamente relevantes.