Navegando por Palavras-chave "Curso de medicina"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento docente nos Cursos de Medicina fundamentados na Aprendizagem Baseada em Problemas: uma revisão sistemática da literatura.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-10-01) Marques, Cinthia Fernanda Rêgo [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/1329113485445538; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: As propostas de formação docente tern encontrado, na pratica docente, um movimento de ar;ao-reflexao-ar;ao coma ponto de partida para serem empreendidas mudanças no cotidiano do ensinar e aprender que emergem coma instigantes caminhos a serem trilhados nas práticas de formação na e para a Educação Superior e particularmente para Educarão Medica. Essa pesquisa assumiu coma objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura - RSL no âmbito da formação docente em currículo médicos orientados pela aprendizagem baseada em problemas - ABP/PBL. 0 caminho metodol6gico abrangeu busca, identificar;ao , seler;ao e analise de estudos nas bases de dados: SCIELO, LILACS, COCHRANE, MEDLINE, IBESC, PUBMED e ERIC com os descritores: faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and problem-based teaming, no período de agosto a dezembro de novembro 2009. A selarão dos estudos deu-se com os critérios de inclusão: (1) estudos que apresentavam uma combinac;ao de dais ou mais descritores definidos na pesquisa; (2) estudos que no abstract e nos descritores tivessem: faculty; medical, schools; problem-based learning; (3) estudos que tinham como objeto central "desenvolvimento docente em cursos médicos a fundamentados na metodologia de ensino PBL". Foram identificados 101 achados LILACS, 16 IBESC, 124 MEDLINE, 27 ERIC, 49 SCIELO, 143 PUBMED. Na base de dados da COCHRABE não obtivemos achados. Temos, assim um total de 442 achados. lniciamos a seleção dos estudos com a aplicar; ao dos critérios de indusao, configurando, ao final, um campo empfrico de 18 estudos para analise. Estes foram publicados no período de 1980 a 2008, tendo coma origem os países Africa, India, Canada, Australia, Sufc;a, Reino Unido, USA, Brasil, Bangladesh. Os achados nos apontam para uma produção ainda não significativa no que se refere ao desenvolvimento de professores nos currículos PBL. A base de dados LILACS não apresentou estudos abordando a temática PBL, PUBMED também apresentou um número de artigos reduzidos com baixa produção em currículos PBL; todavia, traz várias publicações em desenvolvimento docente. ERIC e SCIELO apresentam igualmente um número reduzido de artigos na temática em foco. A base de dados MEDLINE aparece com o maior número de publicações na temática: desenvolvimento docente nos currículos PBL. Os diferentes estudos analisados apresentam uma ênfase em três eixos temáticos : (1) características das estratégias de ensino-aprendizagem dos programas de desenvolvimento docente nos currículos PBL/ABP; (2) os desafios revelados nos programas de desenvolvimento docente; (3) as perspectivas que surgem nestes programas. A análise da produção científica revelou se um campo importante para elucidar questões emergentes sabre o tema, bem coma surgimento de novas questões de pesquisa.
- ItemSomente MetadadadosA gestão acadêmica da reestruturação curricular do curso médico: uma análise(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-10-24) Wanderley, Vicentina Esteves [UNIFESP]; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9347541615414055; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction In order to meet the National Curriculum Guidelines (DCN), reformulations in the curricula of medical schools in the northeast have been creating great difficulties for those who participate in the process, particularly its managers. Despite the acknowledgement that competent and efficient management is required if students are to receive a good education, this issue has not been properly investigated. Objective This research sought to investigate the state of the academic management of the Northeast Medical Public Colleges during the process of curricular changes since the enactment of DCN 2001. Methodological course This research utilized a qualitative and quantitative approach and focused on school managers as its subjects. In following the search criteria, ten schools were selected and five questionnaires using an attitudinal scale were applied in each, totaling fifty. Later, a group of seventeen managers, one or two from each course, underwent an in-depth interview about the issues raised. For data analysis, the quantitative data were validated and worked for statistical analysis while interviews were interpreted in qualitative typology by thematic analysis. Results and conclusions Managers confirm that preparation for academic management is not an institutional practice and recognize this as a complicating factor in the process. The courses have been developing efforts to meet the DCN by deepening discussions about the formation of managers, as well as changes of curriculum models and incorporation of new pedagogical practices. However, there are many difficulties involved, including barriers in the teaching service, teacher resistance, academic administrative dichotomy, and lack of financial resources, among others. They also emphasize the importance of evaluation as a tool in the process of feedback and suggest recommendations that may help greatly in facilitating these changes, especially now with the new challenge brought by DCN 2014. It is expected that the availability of these collected experiences will bring benefits in this area that will improve the standard of quality of medical courses and health in Brazil.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Portfólio do Discente: Resgatando uma Experiência no Curso de Medicina da UNIMONTES(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-05-27) Cruz, Maria de Fatima Silveira Lopes [UNIFESP]; Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A avaliação e os instrumentos avaliativos continuam sendo um grande desafio no processo ensino-aprendizagem. Partindo desse entendimento, esta pesquisa tem como objetivo conhecer a importância[Otilia Se1] do portfólio no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva dos estudantes e mentores que vivenciaram essa experiência no período do primeiro semestre de 2005 até o primeiro semestre de 2007, no[Otilia Se2][Microsoft3] Curso de Medicina da UNIMONTES. O desenho metodológico compreendeu os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica e documental (os portfólios dos estudantes e as avaliações realizadas pelos mentores acerca dos estudantes) e questionário de perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo com uso da Análise Temática. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes que iniciaram o Curso de Medicina em fevereiro de 2005 e um mentor que desenvolveu o portfólio com essa turma. Os resultados evidenciam que os estudantes estão comprometidos com o processo de ensinoaprendizagem. O portfólio possibilitou as percepções pessoais dos desempenhos dos discentes nos aspectos cognitivos, de habilidades e de atitudes e forneceu informações sobre as atividades curriculares. Os dados indicam que o portfólio atuou em vários níveis de avaliação: deu suporte ao processo de aprendizagem e autoaprendizagem; possibilitou a reflexão dos estudantes sobre seu próprio trabalho, identificando seus avanços e dificuldades; demonstrou o desempenho dos professores, das atividades pedagógicas e dos serviços de ensino, possibilitando um rico conhecimento sobre o caminhar de todo o curso. Segundo a pesquisa, o mentor tem relevante papel, ao mediar o desenvolvimento do desempenho do estudante. Assim, é evidente a necessidade de formação continuada por parte dos mentores e dos estudantes acerca dessa ferramenta avaliativa. Nesse contexto, o estudo aponta para a necessidade de reaprender conceitos e ressignificar a avaliação com a finalidade de torná-la mais efetiva e homogênea por parte dos docentes e dos discentes. Avaliar é importante para aperfeiçoar a pessoa, projetá-la, descobrir pontos positivos, que possam melhorá-la ainda mais, conhecer o que o estudante ainda não aprendeu para estimulá-lo a aprender, para mudar, transformar a sua forma de ser, pensar e agir. Palavras-chave: Portfólio, Avaliação Formativa, Autoavaliação, Perfil do Estudante, Curso de Medicina.