Navegando por Palavras-chave "Curriculum/trends"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A aprendizagem baseada em problemas no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): desafios da implantação curricular(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013) Almeida, Elza Maria Rezende de [UNIFESP]; Maia, José Antonio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6800730020293642; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: A educação médica no Brasil, ao longo dos anos, vem sofrendo transformações, principalmente no que se refere à implantação e reformulação curricular nos cursos de graduação em medicina, motivando o Ministério da Educação (MEC) a implantar as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001, levando o aluno a ter uma visão ampliada, crítico-reflexiva e capaz de atuar nos diversos níveis de atenção, com vistas à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Neste contexto, a pesquisadora, docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) desde o início do curso, em 2010, preocupada com o seu desenvolvimento, observa algumas dificuldades de aplicação prática da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) entre os diversos sujeitos envolvidos, o que enseja a iniciativa deste estudo. Objetivos: Descrever o processo de implantação e desenvolvimento do Curso de Medicina na UNIFAP. Analisar, sob a ótica documental e da percepção dos atores envolvidos, a inserção e os fundamentos da ABP no Projeto Pedagógico do Curso. Identificar aspectos facilitadores e críticos para o desenvolvimento do novo Curso. Metodologia: Considerando-se a natureza dos dados a serem obtidos e analisados, foi utilizada a abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, entrevista semi-estruturada, com perguntas abertas e semi-abertas, em que os sujeitos responderam a sete perguntas que tratavam desde os motivos da adoção do método ABP até o desenvolvimento do curso. Resultados e Discussão: Evidenciou-se que a adoção da metodologia ABP surgiu como uma opção (dentre outras possibilidades) que atendesse às determinações do MEC e algum grau de influência decorreu de visitas realizadas pelos gestores da Unifap a diversas intituições de ensino superior em saúde no país. Além disso, os entrevistados apontaram pontos importantes como o empenho dos gestores da UNIFAP, principalmente da Coordenação do curso de medicina, bem como a vontade dos professores e a compreensão dos alunos. Conclusões e Considerações Finais: A escolha da metodologia ABP para o curso de medicina da UNIFAP constitui um grande desafio tanto para os gestores e professores. Estes valorizaram a ABP na formação dos médicos, destacando a importância da formação continuada de docentes, especialmente na função de tutores para o sucesso da metodologia. A busca de uma nova maneira de organizar a produção do conhecimento no curso de medicina, com o compromisso de cada vez mais formar egressos capazes de transformar a sociedade, leva a ampliar o olhar ora descortinado, dirigido a uma temática extremamente atual representada pela formação médica de qualidade em locais distantes dos grandes centros de ensino médico.