Navegando por Palavras-chave "Cultura lúdica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O universo da cultura lúdica e os instrumentos de avaliação utilizados na Terapia Ocupacional: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Damasceno, Mariane Ferraz [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/2870030155902589; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O brincar é a principal atividade no desempenho ocupacional da criança. É através do brincar que a criança percebe o mundo exterior e constrói o seu próprio mundo. Ela se desenvolve, aprende, se comunica por intermédio do brincar e isto se dá de uma maneira muito particular devido a sua cultura lúdica. Mesmo sendo muito utilizado no cotidiano da criança, o brincar não possui uma concepção tão clara. Baseado nisto este trabalho teve por objetivo realizar um levantamento bibliográfico, em revistas de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, (Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da USP) sobre os trabalhos publicados entre 2005 e 2010 que fazem referência ao brincar e à utilização de instrumentos que avaliam esta atividade. A busca foi realizada pelos sites das revistas, via assuntos, através dos termos: brincar, jogo(s), brincadeira(s), brinquedo(s), atividade(s) lúdica(s), cultura lúdica, e instrumento(s) de avaliação. Os vinte e dois manuscritos encontrados foram agrupados quanto ao ano, local de publicação, tipos de trabalho encontrados, áreas temáticas nas quais o brincar foi utilizado e sobre a finalidade do brincar apresentado nestas publicações (como um recurso terapêutico ou como um fim em si mesmo). Após análise percebeu-se que os artigos apresentam concepções que se complementam entre si. Não foi encontrado nenhum artigo que relata o uso de instrumentos de avaliação desta atividade na atuação do terapeuta ocupacional. Com base nos resultados foi realizada a finalização do trabalho, contribuindo para um retrato real do papel do brincar na prática do terapeuta ocupacional relatados nos periódicos utilizados.