Navegando por Palavras-chave "Cuidado do lactente"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepções de educadores de creches acerca de práticas cotidianas na alimentação de lactentes: impacto de um treinamento(ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva, 2013-02-01) Longo-Silva, Giovana [UNIFESP]; Taddei, Jose Augusto de Aguiar Carrazedo [UNIFESP]; Konstantyner, Tulio [UNIFESP]; Toloni, Maysa Helena de Aguiar [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This article stresses the importance of the qualification of professionals involved in thefeeding of children in daycare centers, such that they offeradequate food and programs are developed in order to fosterhealthy food habits in infantsfrom birth. Thus, the scope of this paper was to evaluate the impact of a training program for these daycare teachers in their perceptions and practicesin infant feeding. A qualitative approach was used to evaluate the impact of training, with the application of the focus grouptechnique. Sixteen groups were created, eight of whichwere daycare centerswith training and eight without training, the average number of participants being 6 to 11 per institution agedbetween 19 and 66. The discourse of the teachers who took part in the training program is replete with signs of small changes, or at least with the recognition that it is indeed necessary and possible to promote change. The importance of organizing and conducting training programs for the nutritional education of teachers inday care centersis emphasized, with the continuous supervision of the effects of the qualification as a strategy for infant health.
- ItemSomente MetadadadosTer o filho internado na unidade de terapia intensiva neonatal: o significado para os pais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1992) Gomes, Maria Magda Ferreira [UNIFESP]; Gelain, Ivo [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vulnerabilidades e exposição ao vírus do HIV em lactentes: intervenção destes critérios para o desenvolvimento neuropsicomotor(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-04) Masutti, Carolinna Marquez da Costa Brites [UNIFESP]; Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9259523998158401; http://lattes.cnpq.br/0485626655273728; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUÇÃO: A AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é a manifestação mais grave e avançada da infecção pelo retrovírus humano chamado HIV, definida como o estágio mais avançado de um processo viral que ataca o sistema imunológico humano, destruindo as células de defesa do organismo. A transmissão vertical é caracterizada pela passagem do vírus do HIV de mãe para o filho durante a gestação, e nesta situação, o feto fica exposto continuamente aos antirretrovirais em sua formação, sendo descrito efeitos colaterais em seu desenvolvimento por conta destas medicações. Por outro lado, existem vulnerabilidades individuais, sociais e programáticas a estes lactentes que interferem no desenvolvimento neuropsicomotor, principalmente dos primeiros 18 meses de vida. OBJETIVO: identificar as características dos cuidados realizados pelas mães durante o período pré-natal e as condições sociais dos lactentes expostos ao vírus HIV, verificar os tipos de vulnerabilidade que os lactentes expostos ao HIV apresentam e suas influências no desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes expostos ao HIV, além da relação entre as vulnerabilidades e o desenvolvimento neuropsicomotor com a exposição ao HIV. MÉTODO: estudo de caráter observacional e transversal. Sessenta lactentes de ambos os sexos com as idades de 4, 8, 12 e 18 meses e vida filhos de mães soropositivas em atendimento no SAE Infantil foram avaliados pelo Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II; para a caracterização das famílias foi realizada anamnese e levantamento de dados do prontuário para informações gestacionais, peri e pós-natal e dados descritivos familiares que possam ser relevantes para a questão da vulnerabilidade. As vulnerabilidades social, individual e programática foram analisadas, e estas foram comparadas com cada variável na Escala de DENVER II descrita nos resultados. RESULTADOS: Dentre as vulnerabilidades encontradas as sociais, como sorodiscordância entre os pais, pais separados, se há situação de rua ou abrigo entre as famílias avaliadas, renda salarial familiar e drogadição. A relação entre as variáveis e DENVER II que foram estatisticamente significantes, destaca-se dentre a relação com motricidade fina, a idade materna, idade de avaliação dos lactentes e a situação de abrigo; relação com motricidade grossa enfatizamos o tipo de parto; relação com linguagem, a idade de avaliação dos lactentes e em relação a DENVER II e pessoal –social, a relevância da drogadição dos pais. CONCLUSÃO: Lactentes expostos ao vírus do HIV apresentam desenvolvimento neuropsicomotor questionável quando comparado às vulnerabilidades sociais de acordo com variáveis descritas em DENVER II. Uma equipe multidisciplinar com profissionais engajados em prol de mulheres que vivem com o vírus do HIV desde sua gestação até todo o acompanhamento deste lactente é primordial dentro de um Serviço e Saúde, incluindo avaliação do primeiro atendimento do recém nascido, com uma anamnese padrão, histórico familiare, pré natal, comorbidades existentes e questionamento das vulnerabilidades são necessários para reforçar e aprimorar em Serviços que atendem este demanda de pacientes