Navegando por Palavras-chave "Cubatão"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise Quantitativa de Metais Presentes em Sedimentos e Siris do Canal de Piaçaguera(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-25) Tamashiro, William dos Santos [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Canal Piaçaguera, localizado no Sistema Estuarino Santos-São Vicente (SES), apresenta uma intensa atividade portuária e de dragagem, além de sofrer com despejo de efluentes industriais e urbanos. Tais atividades apresentam um alto potencial de poluição. Por meio da técnica de análise espectrométrica por fluorescência de raios-x, é possível determinar as concentrações de vários elementos presentes em sedimentos e organismos aquáticos dessa área. Para análise dos sedimentos, os valores de metais (Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb e Zn) e do semimetal As da Resolução CONAMA N º 454, de 01 de Novembro de 2012 são utilizados para indicar o nível de contaminação, já os valores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) indicam se há algum tipo de contaminação em siris pescados na região. Ao comparar os dados de sedimentos e siris com a Resolução CONAMA N º 454/2012 e valores da ANVISA respectivamente, foram detectados elementos químicos em níveis excedentes. Sendo assim, os sedimentos encontram-se contaminados bem como os siris para efeito de consumo humano.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do potencial de crescimento algal frente a diferentes concentrações de águas de regiões próximas à atividades portuárias e industriais das cidades de Santos e Cubatão/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Sampaio, Julia Medeiros [UNIFESP]; Barrera-Alba, José Juan [UNIFESP]; https://lattes.cnpq.br/8344948488470601; http://lattes.cnpq.br/6801748513001932; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Baixada Santista é uma região costeira localizada no estado de São Paulo, Brasil, que compreende diversas cidades, sendo Santos e Cubatão duas das mais proeminentes. Essa área se destaca por sua intensa atividade industrial e portuária, com impactos significativos no ambiente estuarino e no meio ambiente em geral. Santos possui um dos maiores portos do Brasil, atuando como um hub para o comércio internacional, movimentando uma grande variedade de produtos, incluindo commodities agrícolas, minerais e produtos manufaturados. Cubatão abriga uma concentração significativa de indústrias, incluindo refinarias de petróleo, siderúrgicas e outras atividades industriais. A proximidade entre Cubatão e o Porto de Santos é estratégica para a logística de exportação e importação de mercadorias. O estuário de Santos é um ecossistema sensível onde a água doce dos rios se mistura com a água salgada do oceano, e a intensa atividade portuária e industrial pode causar impactos negativos, como o despejo de poluentes e dragagem de sedimentos no estuário. As florações de algas, comuns em ambientes aquáticos ricos em nutrientes devido à poluição humana, podem reduzir a transparência da água. À medida que as microalgas morrem, liberam compostos orgânicos e nutrientes, como nitrogênio e fósforo, contribuindo para a eutrofização, desequilibrando a cadeia alimentar e afetando outras espécies aquáticas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a taxa de crescimento microalgal da espécie Tetraselmis chuii (BMAK 167) frente às diferentes concentrações de água provenientes de cursos hídricos da Baixada Santista que estão sendo constantemente influenciados pelas atividades portuárias e industriais das cidades de Santos e Cubatão/SP. Os resultados sugerem que tanto as águas do canal de navegação de Santos quanto as da região do Largo do Pompeba em Cubatão favorecem o crescimento de microalgas, tendo um maior potencial à eutrofização no caso de entrada de nutrientes, enquanto que as águas da região do Rio Cubatão apresentam um potencial de inibição do crescimento de microalgas, mesmo com o aumento dos nutrientes.
- ItemSomente MetadadadosDiagnóstico da gestão de política pública ambiental do município de Cubatão/SP acerca dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-12-21) Santos, Paulo Roberto Pereira dos [UNIFESP]; Moraes, Maria de Lourdes Leite de [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloWaste Electrical and Electronic Equipment (WEEE) has presented as a contemporary problem that demands distinct attention from public and private sectors. WEEE is contemplated in the National Solid Waste Policy (PNRS), which determines obligations regarding deadlines, control, goals and reverse logistics activity. Considering that the municipalities have to regularize themselves in relation to the PNRS, it is important to diagnose the failures in the management of public policies that prevent the incorporation of reverse logistics and environmental education practices, in order to monitor, remedy and prevent the effects of rampant consumption and irregular disposal. Considering this premise, the purpose of this work intended to be diagnosing and evaluating the management of environmental public policies related to WEEE the in Cubatão / SP in relation to the PNRS guidelines. This research has been descriptive using methods such as document analysis, semi-structured interviews, the collection of regional and local indicators, the collection of legal information, as well as the collection of data on sales of electronic equipment from retailers in Cubatão. The results showed that, despite the fact that the municipality of Cubatão does not have an effective Municipal Integrated Waste Management Plan, containing the mandatory items proposed by the PNRS, there are already implemented actions to collect lamps, batteries and an environmental education center that serves students from the municipal school system. Important gaps have been observed, such as the lack of programs and / or partnerships and reverse logistics agreements for WEEE, deficient environmental education actions aimed at WEEE, selective collection cooperatives that do not receive or do WEEE screening, in addition to numerous surveys with the of Special Action Group for the Defense of the Environment (GAEMA / MPSP). Once the vulnerabilities were highlighted, a draft bill was presented to the City Council so that using the resource provided in the public policies of command and control, the municipality could legislate directly on the matter and thus guide the planning of new actions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo de caso sobre a contaminação por pentaclorofenol e derivados no Parque do Perequê (Cubatão/ SP)(Universidade Federal de São Paulo, 2018) Araújo, Adriano Rodrigues de [UNIFESP]; Viana, Hélio Elael Bonini [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/35346716O Parque Perequê (Cubatão, São Paulo/SP) foi concebido em uma região repleta de áreas consideradas como contaminadas pela CETESB. Uma dessas áreas, localiza-se na região do Parque Perequê, é sabidamente por biocidas. Dentre essas substâncias, foi diagnosticado que o pentaclorofenol (PCF) está acima dos Valores de Referência de Qualidade (VRQ). Apesar de não justificar uma intervenção, é importante se conhecer como que os processos de atenuação natural – dispersão, vaporização, degradação biótica, degradação abiótica e adsorção – atuarão sobre o PCF e seus derivados, tendo em vista que os valores dentro de um parque devem ser inferiores aos VRQs para o solo. Dessa maneira, foram levantadas características hidrogeoquímicas da área, consultando, para isso, informações de uma área vizinha ao Parque Perequê, a qual é ocupada atualmente pela empresa Rhodia/Clorogil S/A, e também realizando análises de pH em amostras de solo coletadas no Parque. Nesse contexto, o Parque Ecológico do Perequê (Cubatão/SP), o qual apresenta está contaminado por substâncias diversas, pode servir como exemplo para o estudo de aplicação da atenuação natural, já que a utilização de outras técnicas é muito dispendiosa. Com base nisso, este presente trabalho focará no estudo de uma área contaminada com biocidas, localizada nos bairros do Perequê e de Areias, na cota 200 do município de Cubatão (SP), nas encostas da Serra do Mar; vizinho ao Polo Industrial de Cubatão. O terreno em questão, apresentado contaminação por pentaclorofenol (PCF) e derivados acima dos VRQ para um solo conforme consta no Relatório de Áreas Contaminadas da CETESB (ano base 2016). Logo, os estudos do mecanismo de atenuação natural dos compostos citados podem servir como fundamento para verificar o risco de contaminação de águas subterrâneas da região e, consequentemente, da área referente ao Bairro de Rio Perequê (Cubatão/SP).