Navegando por Palavras-chave "Crianças pré-escolares"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Teoria da mente em crianças pré-escolares: primeiras manifestações de compreensão da mente do outro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Prezotto, Eduardo dos Santos [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/0050337383106216; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O estudo da teoria da mente é uma recente área de estudos na Psicologia do Desenvolvimento. Ela vem se ocupando em entender como se dá a compreensão de si, dos outros e do mundo social através de fenômenos mentais, como intenções, crenças e emoções. Sabe-se que os ambientes escolar e familiar são muito importantes para favorecer esta habilidade. Entretanto, quais são as ferramentas capazes de identificar a compreensão da mente do outro pela criança? Este estudo buscou avaliar o desenvolvimento de uma teria da mente manifestado por crianças pré-escolares tanto através do uso de termos mentais durante a realização de uma atividade lúdica quanto no desempenho em tarefas de teoria da mente. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil que atende crianças de nível socioeconômico médio-baixo e baixo da cidade de Santos. O trabalho foi dividido em duas etapas: a) observação de situação lúdica, em que as crianças foram videogravadas em grupos de duas ou três; b) aplicação individual da escala de tarefas em teoria da mente. Participaram da primeira etapa 15 crianças (8 meninos e 7 meninas) e da segunda, somente 11 destas (8 meninos e 4 meninas) fizeram parte do estudo. Os participantes pertenciam a três diferentes turmas da escola e suas idades variavam entre de 2;5 e 5;1 anos. Os resultados não indicaram diferença entre as crianças da faixa etária estudada no uso que fizeram de termos mentais, seja na situação lúdica ou na justificativa da escala de tarefas, seja no desempenho na escala. Entretanto, as crianças mais velhas foram as que tiveram maior número de acertos na escala. Os dados parecem também apontar para uma relação positiva entre a utilização de termos mentais nas brincadeiras e atividades lúdicas e o desempenho da criança na escala de tarefas em teoria da mente. Considera-se de grande relevância que mais estudos sejam realizados com crianças brasileiras a fim de desenvolver estratégias que favoreçam a aquisição da teoria da mente, principalmente no ambiente escolar, onde os professores exercem papel fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.