Navegando por Palavras-chave "Consumo sustentável"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Economia Circular do Plástico: consciência ambiental e consumo sustentável na cidade de Santos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-06-22) Pascoal, Josiane Cristina de Almeida [UNIFESP]; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; http://lattes.cnpq.br/5437136701882609; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A poluição plástica se origina exclusivamente de ações antrópicas e ameaça todos os ecossistemas, marinhos e terrestres. Neste contexto há uma discussão sobre uma mudança no atual sistema de uso do plástico rumo a uma economia circular, um modelo de economia onde nada é descartado e todos os elementos da cadeia produtiva são reaproveitados na fabricação de produtos novos. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é identificar e avaliar a relação entre o grau de consciência ambiental com os hábitos de consumo sustentável e com a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Além do objetivo principal, o estudo também avaliou a relação de variáveis demográficas e de conhecimento sobre economia circular do plástico sobre os hábitos de consumo sustentáveis e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Os participantes são moradores da cdade de Santos. Foi possível identificar um alto nível de consciência ambiental, preocupação com o consumo sustentável e disposição em modificar hábitos de compra. Também identificamos que conhecer o termo economia circular do plástico impactou positivamente os hábitos de consumo sustentável e a intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Apesar da descontinuidade de alguns programas relacionados à manutenção de resíduos plásticos na economia, a cidade de Santos tem se envolvido no combate à poluição plástica e na conscientização dos consumidores através de legislações, políticas, ações, campanhas de conscientização e parcerias. É possível que o alto índice de consciência ambiental dos consumidores da cidade de Santos esteja relacionado a algumas dessas ações. Ações rumo a uma economia circular do plástico devem incluir: práticas alternativas nas empresas, práticas de consumo e produção sustentáveis e uma maior conscientização dos consumidores como forma de estimular escolhas mais sustentáveis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Geração Y e o consumo na cidade de São Paulo: uma análise a partir da mobilidade urbana com base na economia ecológica(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-02) Esteves, Thiago Oliveira dos Santos [UNIFESP]; Tayra, Flávio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5474778613280893A Economia Ecológica, que nasce através da crítica de Nicholas Georgescu-Roegen ao consumo desenfreado dos recursos naturais e a busca incessante pelo crescimento econômico, mostra que há outra alternativa, mais ampla, de se pensar a economia. Considerando-se que a Geração Y é representada por indivíduos nascidos entre os anos de 1979 a 1995, objetiva-se compreender a percepção sobre o consumo de mobilidade urbana da Geração Y na cidade de São Paulo sobre a ótica da Economia Ecológica. Para tanto, aplicou-se um questionário abrangendo diversos níveis de escolaridade e de renda dentro dos limites da cidade de São Paulo. Partimos da observação de que os indivíduos da Geração Y nascidos na década de 90 possuem a percepção de que os App de mobilidade urbana contribuem para a sustentabilidade. Conclui-se que apesar de poucos indivíduos possuírem conhecimento sobre políticas sustentáveis, nota-se que eles acompanham os noticiários e assimilam, mesmo de maneira bastante limitada, a importância de um consumo sustentável.
- ItemEmbargoSistema de Rotulagem e avaliação de marcas sustentáveis (SRAMS): primeiros passos da revolução para o consumo sustentável através de modelo lean startup(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-10) Moraes, Rael Jonas Santos de [UNIFESP]; Claro, José Alberto Carvalho dos Santos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0865792662046289; http://lattes.cnpq.br/8242411882272254; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O modelo atual e predominante de consumo é um dos principais responsáveis pelo crescente esgotamento dos recursos naturais, degradação de habitats e desequilíbrio no sistema climático do planeta. Sua forma linear de operação é insustentável, pois concentra-se em retirar recursos naturais, produzir, usar e descartar. O rompimento com esta trajetória depende do desenvolvimento de um novo modelo, que pode se apoiar em duas abordagens: Sustentabilidade e Economia Circular. Pesquisas de mercado realizadas no Brasil indicam tendências de crescente demanda para produtos sustentáveis, com consumidores mais conscientes e preocupados com a questão ambiental. O presente trabalho pretende explorar a conexão dos modelos Startup (idealização, conceitualização e aplicação) e produção artesanal e/ou por pequenas empresas, referenciada nas abordagens da Sustentabilidade e Economia Circular. Como ferramenta/estratégia de apoio foi utilizado a abordagem de Selos de Sustentabilidade. Foram selecionadas e avaliadas 160 ações sustentáveis de 42 Marcas, classificadas em 12 Selos de Sustentabilidade, 6 etapas de Ciclo de Vida e 3 categorias de Amplitude da Ação. É possível destacar o potencial escalável do sistema proposto, por ter sido capaz de avaliar e classificar uma amostra relevante de Marcas com contextos diversos, sediadas nas 5 regiões do Brasil e que atuam em 10 setores diferentes. Como estratégia de incentivar o consumo sustentável, a aplicação de um sistema de Selos de Sustentabilidade torna-se uma ferramenta importante, uma vez que propõe solucionar duas das principais barreiras para o consumo sustentável, acesso/compreensão de informações e confiabilidade.