Navegando por Palavras-chave "Construction"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Alternativas para redução de impactos ambientais e reaproveitamento sustentável dos sedimentos dragados no Porto de Santos-SP(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-05) Vieira, Tiago Campos [UNIFESP]; Cesar, Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7526259441170335; http://lattes.cnpq.br/6486818069150639; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No Brasil, 95% das importações e exportações são provenientes dos Portos. O complexo portuário de Santos, localizado no litoral do Estado de São Paulo, é o maior da América Latina e chega a movimentar aproximadamente 67% do produto interno bruto (PIB) do país. Devido a construção de navios cada vez maiores com maior suporte de carga e também ao intenso processo de assoreamento na região, que dificultam as operações de navegação e manobras dos navios, faz-se necessário a realização de atividades de dragagem periódicas para aprofundamento dos canais de navegação. Todas essas atividades causam uma série de impactos nos diversos compartimentos ambientais (água, sedimento e biota). Atualmente todo o sedimento dragado é descartado no Polígono de Disposição Oceânica (PDO). Devido à importância dos sedimentos nos ecossistemas aquáticos e a contaminação histórica dos sedimentos da região, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo propor uma alternativa sustentável de tratamento e utilização do sedimento contaminado proveniente da dragagem na construção civil. O projeto foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica sobre análises e procedimentos para incorporação do sedimento proveniente da dragagem como matéria prima na construção civil, a fim de reduzir os impactos ambientais causados pela disposição direta do sedimento contaminado. Uma solução realizada no Porto de Dunquerque, na França foi apresentada, e através de testes de composição, resistência mecânica e análises ambientais, foi analisada a viabilidade de se utilizar o sedimento dragado como base e sub-base na construção de estradas, porém para ser realizado no Porto de Santos, estudos específicos precisam ser realizados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Analisar o comportamento dos custos das empresas da construção civil listadas na b3 entre 2013 a 2022(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Torres, Suellen Bernabe Ribeiro [UNIFESP]; Costa, Simone Alves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Como objetivo, esta pesquisa tem a finalidade de analisar o comportamento dos custos das empresas da construção civil listadas na bolsa entre 2013 a 2022. Para isso, foi montado uma base de dados com Receita Líquida (RL), Custo dos Produtos Vendidos (CPV), Despesas Administrativas (DA) e Despesas de vendas (DV) das empresas selecionadas que foram 18, a fim de utilizar estatística descritiva para realizar os cálculos da base. Dessa forma, alcançado o objetivo estabelecido nesse estudo, que tende seguir os métodos aplicados na pesquisa de Oliveira et al (2019), como resultado, foi mostrado que mesmo nos anos de pandemia da Covid 19, a média dos custos seguiu a médias das receitas como no estudo de Oliveira et al (2019) e as médias das relações de custos, despesas administrativas e de vendas, frente a receita líquida, os custos continuam consumindo mais da receita do que a DA e DV, em segundo tem as despesas administrativas e em terceiro as de vendas. Em outras palavras, não houve alteração relevante na estrutura de custos, para as empresas estudadas, mesmo no período pandêmico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de aspectos e impactos ambientais no canteiro de obras de uma ampliação de linha férrea(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-13) Santos, Ana Carolina Fiais [UNIFESP]; Moretti, Juliana Petermann [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5448335901111649; http://lattes.cnpq.br/8396343679095121; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)As obras consideradas de melhoria contribuem significativamente com a mudança do espaço, tornando a construção civil reconhecida pelo potencial de deflagrar significativos impactos ambientais na condução das suas atividades principais e de apoio. No início de cada obra civil, são realizados estudos prévios onde são descritos o que as atividades irão impactar no meio ambiente, e principalmente, quais serão as medidas de controle. É mediante essa gestão que o projeto será aprovado ou reprovado. A geração de resíduos, emissões de gases atmosféricos e ruídos ambientais são aspectos decorrentes do grande consumo de recursos naturais nas atividades de obra. O objetivo deste trabalho foi analisar os aspectos e impactos ambientais decorrentes de atividades realizadas em um canteiro de obras. O objeto de estudo é um canteiro de obras de ampliação de uma linha férrea, localizado na cidade de Cubatão-SP. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica para fundamentação teórica; identificação detalhada dos aspectos e impactos dos setores administrativo, de carpintaria, da central de armação, da cravação de estacas e a da fabricação de vigas longarinas; elaboração e aplicação de medidas de controle para todo o efetivo da obra. Os impactos mais significativos foram alteração da qualidade do solo e água, esgotamento de recursos naturais, perturbação ambiental, alteração da qualidade do ar e geração de poeira. A partir disso, foram sugeridas boas práticas visando a diminuição do consumo de geração de resíduos, bem como a reutilização da água dos aparelhos de ar-condicionado, realização de treinamentos e aquisição de produtos biodegradáveis
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do conforto térmico de materiais reciclados na construção civil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Salve, Gustavo Castello de [UNIFESP]; Nascimento, Francisco Júlio do [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7391216899370096; http://lattes.cnpq.br/4404127419137384; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)É amplamente conhecido que as cidades frequentemente apresentam temperaturas mais elevadas em comparação às regiões rurais circundantes, e com o planeta registrando temperaturas cada vez mais elevadas, conforto térmico é algo necessário nas construções de edifícios em grandes centros urbanos. Além disso, a implantação de fatores sustentáveis em projetos urbanos tornou-se uma preocupação crescente entre pesquisadores e engenheiros em todo o mundo. Nesse contexto, o presente projeto tem por objetivo explorar o impacto de materiais reciclados, como isopor, embalagens \textit{tetra pak} e PET picado, na transferência de calor nos envolventes da edificação, ao incorporá-los no interior dos blocos de concreto. Através de um experimento simples, foi analisado o impacto que estes materiais reciclados podem causar na transferência de calor da construção, utilizando um pote com água dentro de uma câmara de isopor, forçando o calor a passar por dentro do bloco, verificando os impactos que estes materiais podem causar na temperatura final do interior da edificação. Essa abordagem não apenas oferece uma possível solução para a destinação desses resíduos, mas também pode contribuir significativamente para melhorar o conforto térmico em edificações. Além disso, essa iniciativa busca promover uma maior eficiência energética na edificação, reduzindo as necessidades de climatização interna e, consequentemente, o consumo de energia. Assim, é esperado não apenas beneficiar a qualidade de vida dos habitantes dessas edificações, através de ambientes mais confortáveis termicamente, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental ao reduzir o desperdício de materiais e o consumo de energia.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Utilização de resíduos na síntese de geopolímeros(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Lage, Izabelly Thaynara Miranda [UNIFESP]; Moretti, Juliana Petermann [UNIFESP]; Yee, Márcio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1352444554903320; http://lattes.cnpq.br/5448335901111649; http://lattes.cnpq.br/1042454771435326; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O cimento é um material importante utilizado na construção civil em todo o mundo pois é o principal ligante usado no concreto, no entanto, a crescente produção desse material traz consigo impactos ambientais como o alto consumo de energia e, principalmente, as altas emissões de CO2. Nos últimos anos, pesquisas vêm sendo realizadas para encontrar materiais que sejam mais ecoeficientes e uma das alternativas promissoras à substituição do cimento é o uso de geopolímeros. Esses são aluminossilicatos ativados por solução alcalina que podem apresentar propriedades mecânicas e durabilidade adequadas para a aplicação na construção civil. Para a síntese de geopolímeros pode-se utilizar como matéria-prima subprodutos e resíduos industriais/agrícolas que sejam ricos em aluminossilicatos. Nesse contexto, esse estudo tem como objetivo identificar quais são os tipos de resíduos utilizados como precursores na síntese de cimento/concreto geopolimérico, com baixa emissão de Co2, aplicáveis à construção civil. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, onde apresentou-se as características destes resíduos como atividade de origem, composição química e granulometria. Também foi discutido os principais fatores de síntese que influenciam nas propriedades de geopolímeros feitos a partir de material residual.