Navegando por Palavras-chave "Construção poética"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A escrita dos afetos nas narrativas breves de João Anzanello Carrascoza(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-21) Felix, Jéssica Aline Ferreira [UNIFESP]; Costa, Leila de Aguiar [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1268080118888867; http://lattes.cnpq.br/5024005268485823A presente pesquisa, intitulada A escrita dos afetos nas narrativas breves de João Anzanello Carrascoza, visa propor um estudo sobre o motivo dos afetos na obra do autor paulista, mais especificamente em suas narrativas breves. Cabe, dessa forma, convocar os estudos sobre linguagem e sobre subjetividade que apreendem os afetos como manifestações artísticas e, por isso mesmo, escriturais. O recorte temático proposto está, pois, circunscrito pelas relações entre diversas instâncias narratárias e pelo diálogo entre tais instâncias e o leitor. Como corpus primário serão mobilizados sete contos de Carrascoza, a saber: “O vaso azul” de O vaso azul (1998); “O menino e o pião”, “Duas tardes” emprestados de Duas tardes (2002); “Umbilical” e “Janelas”, selecionados de Dias raros (2004) e, por fim, “Irmã” e “Espiral” emprestados de Tempo Justo (2016). A fundamentação teórica consiste em apreender os motivos dos afetos graças, sobretudo, à leitura do capítulo “Percepto, Afecto e Conceito" de em O que é Filosofia?(1993), de Gilles Deleuze e Félix Guattari; e de Poesia e Escolhas afetivas (2014), de Luciana Di Leone, dentre outras fontes teóricas. Do mesmo modo, importa identificar a construção poética por meio das narrativas, investigando elementos narratológicos que contribuem com a construção textual e que dialogam com os estudos sobre subjetividade e leitor. Para tanto, serão mobilizados o Dicionário de Narratologia de Carlos Reis e Ana Cristina Lopes, e, de Umberto Eco, Seis passeios pelos bosques da ficção – obras que se somarão a outras de mesma temática. As narrativas escolhidas para compor o corpus têm como destaque histórias que representam afetos familiares diversos, emoldurados pela tríade temática “família, infância e memória”.