Navegando por Palavras-chave "Construção de sentidos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Referenciação, Leitura e Sentidos no Exame de Língua Portuguesa para Estrangeiros: tiras em questão(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-13) Teixeira, Luciana da Conceição Lindoso; Elias, Vanda Maria da Silva; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708671T6&tokenCaptchar=03AGdBq268GS4EH8VZO7KtBh5whJeGB2WIMBFtxYY4HOnJiGhU9NFeqDmh283mrwIOK6o3sMRS9FALmuDAwin_mUG3VQX-CakCADf6SVqTEc0pbO_zy4qer7uCynncEFQy6pjqBS6re4uf8mubRQ2tviHWAlW7akaB4N0Qw6iWPZlpw5Fs___jeY3F1gUivkaGyclzanceJ_9cqekIE3m6sZ-HXB1CDa8o7QbrRTXka_npbDY2evofQPRKO7ByVeKXF0H6z7ciWyeqLE4awU5Pp67fQ00UBshw89OEoQfHuF7Qep3uQDVNGuAIb_TdQUslVp-1N5LfgsB2G8QHXXEwEZxrJIdjSz6ZfyYzssGjB-THuEJMi8wXxGOJVc6Rf5ArZEj3JeDNPc0ON75yaFvUKXHupsOnBgVRZhiJv0N5oWBnQglTfDsfYDTx58UoFnhMckGsAQ0l3YIkBFJjpsFgS9ve93dEJAJ1aw; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8412790P6&tokenCaptchar=03AGdBq26AzwFc7tzUrLLF3gOP3Z-oWoGvCc2KuNIbHajtixuuAkTki70GQnK5Z0SEQK0AocIQm5jFlSherLHmDISu7CwEEalbS9Txxuf40wFA-Oe384qtAhtXLKxJnBLSq9zJkkkeApUtMqQbaXPluZwvpj_8UI3NVUpCsInYDuBmTmslBxmANHY7rPuSiul3SbKr-nQbTgqMyWfjdDJPPREpx0g3xzzhzTxmaGwL37BHpXpApJQC49M0vPA-GcFyM81uV0C4ii8k5cQjAm0Qst7DRpnBJDxjlUSPi2bWEtR5_geiEFAhwMwYF4A0_50ipDjQ9RCh4XltRpGGTIn27kNizKPiNJ95UyavCAC7DjwYzDQRKGUgtcq3_Dt5rdWGjxxCDaqFF0ZLgg7PxHUiqJk5D6fqaMFx9wc2Obvg4cBGPYHlp38bmXV9RaHBMjXHjl0D6DcVhF0LNesta dissertação, são examinadas, da perspectiva da referenciação, as tiras cômicas e sua relação com as questões propostas no exame oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A pesquisa justifica-se pela contribuição que pode trazer aos estudos do gênero tira no contexto do ensino e da aprendizagem de português para estrangeiros. Do ponto de vista teórico, fundamenta-se em estudos do texto, segundo a abordagem da Linguística Textual, principalmente no que se refere a tira cômica, referenciação, leitura e construção de sentidos, bem como multimodalidade. Para compor o corpus, foram analisadas as avaliações pertinentes à Parte Oral, aplicadas de 1998 a 2019, em que foi utilizado o gênero tira. Dentre o conjunto de textos coletados, foram selecionadas seis tiras cômicas. A análise das tiras deu-se em duas etapas: 1) descrição dos elementos que compõem a tira; 2) análise de estratégias de referenciação envolvidas na relação entre a leitura da tira cômica e as questões propostas no Roteiro de Interação Face a Face, conduzido pelo avaliador da prova oral. Os resultados indicam que, em relação à construção dos referentes nas questões da prova relacionadas às tiras cômicas, algumas questões propostas aos candidatos fazem referência direta às tiras em termos de elementos constitutivos do texto, outras questões fazem referência implícita à temática, exigindo que o candidato, para respondê-las, faça inferências e estabeleça relações com a própria vivência, o que requer a mobilização de conhecimentos pessoais e/ou culturais.