Navegando por Palavras-chave "Conscientização ambiental"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O monitoramento de resíduos sólidos em praias de Praia Grande por meio de projetos de ciência cidadã(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Silva, Letícia Andrezza Reis [UNIFESP]; Gusmão, Luiz Felipe Mendes de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7882047975472130; http://lattes.cnpq.br/7101786781751498; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar a poluição por resíduos sólidos em 8 praias da cidade de Praia Grande no estado de São Paulo, por meio de projetos de conscientização ambiental. Devido aos inúmeros relatos e aumentos apresentados pela comunidade científica da poluição costeira por resíduos sólidos, observou-se a necessidade da realização de uma pesquisa dessa problemática no município. O município, que conta com 22,5 km de uma orla de extensa faixa de areia e possuindo 349.935 habitantes (Estimativa IBGE/2022), vem atraindo cada vez mais turistas em busca de lazer. Gera-se assim, consequências para o ambiente costeiro com a dispersão de resíduos deixados pelos frequentadores da região, tornando-se um ambiente ameaçado pela poluição. O projeto Praia Limpa, realizado pela presente autora desde 2017, vem realizando coletas de resíduos sólidos na Baixada Santista com o auxílio de voluntários ao decorrer dos anos e coletando dados durante essas ações. As coletas se deram presentes em 8 das 12 praias do município, sendo realizadas entre os meses de junho de 2017 e fevereiro de 2022, havendo uma pausa no ano de 2020. Juntamente a esse projeto, foram analisadas as coletas obtidas pelo projeto socioambiental intitulado Formiguinhas da Praia, cujas coletas foram realizadas entre os meses de abril de 2023 e novembro de 2023. Foi feito um total de 56 mutirões de coleta de resíduos nos anos 2017 (4 campanhas), 2018 (8), 2019 (5), 2021 (2), 2022(1) e 2023 (36). Feitas as análises, foi constatado que a análise de Kruskal-Wallis demonstrou que não existe diferença significativa entre as praias durante todo o período amostrado. Entretanto, foi possível observar que houve uma variação na quantidade de resíduos sólidos encontrados nas 8 praias estudadas de Praia Grande antes (N=17) e depois (N=39) da pandemia, com uma maior densidade de resíduos sólidos presentes na praia observados após o período de pandemia (mediana= 0.83) em comparação com o observado antes da pandemia (mediana= 0.50). Quando considerado todo o período de estudo, não foi observada uma relação entre o índice de presença humana na praia e a quantidade de resíduos sólidos amostrados em todas as praias. Dessa forma, essa pesquisa se mostrou muito importante para mensurar a problemática da poluição por resíduos sólidos que vem afetando a cidade há muito tempo e que não haviam dados concretos para propor e buscar analisar medidas para minimizar o impacto que o aumento do turismo na cidade tem sobre o ambiente costeiro. Aumento esse que vem se intensificando ao longo dos anos após o período de pandemia pelo COVID-19, em que observou-se uma mudança do fluxo de pessoas que frequentam as praias da região, possuindo hábitos diferentes de consumo comparado aos moradores. Assim, pode-se mensurar a importância da realização de um plano de manejo dos resíduos sólidos e da aplicação de projetos de conscientização ambiental de forma que atenda o crescimento populacional rápido do município de Praia Grande.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resíduos sólidos no ambiente escolar no município de Diadema: gestão, conscientização e educação ambiental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-26) Balduino, Carolina Magalhães [UNIFESP]; Franchi, José Guilherme [UNIFESP]; Viesba, Letícia Moreira; http://lattes.cnpq.br/2784516411701522Com o crescimento populacional, o consumo excessivo e a ausência do gerenciamento adequado dos resíduos sólidos urbanos (RSU) são um dos principais problemas ambientais enfrentados atualmente no Brasil e no mundo. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) dispõe os instrumentos necessários para o atingimento das metas relacionadas à gestão integrada dos resíduos sólidos; essa lei hierarquizou a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos em não geração, redução, reaproveitamento, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada, e destacou como um de seus instrumentos a educação ambiental e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Para o alcance das metas estabelecidas pela PNRS e para que sejam efetivamente colocadas em prática, são necessárias ações de educação ambiental com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre a importância da temática, além de enfatizar a responsabilidade das pessoas sobre o resíduo gerado. Considerando os principais pilares da lei, o objetivo do presente estudo foi mensurar o nível de entendimento dos estudantes de uma escola estadual no município de Diadema sobre os problemas ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos. A abordagem deste estudo é mista, combinação de abordagens qualitativas e quantitativas, com a finalidade de maior compreensão e detalhamento das perguntas da pesquisa; a pesquisa totalizou 5 (cinco) palestras e oficinas aplicadas em diferentes turmas, e o instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com perguntas abertas, com retorno de 65 respostas. Os resultados constataram que as palestras e oficinas foram positivas e os estudantes compreenderam, em sua maioria, os principais conceitos relacionados a resíduos sólidos, cerca de 88% compreenderam o conceito de lixo (rejeito) e 96% sobre o que são recicláveis; essa diferenciação demonstra que o entendimento dos estudantes pode permitir o avanço para a construção de novos assuntos sobre a temática ambiental, proporcionando a sensibilização e conscientização sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos dentro e fora do ambiente escolar.