Navegando por Palavras-chave "Condicionamento positivo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Condicionamento positivo à butanona em c. elegans: padronização do protocolo de aprendizagem associativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022) Silva, Luiz Felipe Marquês da [UNIFESP]; Mello, Luiz Eugênio Araújo de Moraes [UNIFESP]; Cunha, Fernanda Marques da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4457893486819547; http://lattes.cnpq.br/4462750801249231; http://lattes.cnpq.br/1792787203352549Introdução: O C. elegans é um organismo modelo que vem cada vez mais ganhando notoriedade no meio acadêmico, pois é muito útil para o estudo do aprendizado e da memória em níveis celular e molecular. Desta forma, este projeto visou por incluir o C. elegans no acervo de espécies do grupo LE MELLO e inaugurar o estudo de sua aprendizagem no continente latino-americano. Objetivos: Implementar e adaptar um modelo de condicionamento positivo em C. elegans e investigar o seu processo de aprendizagem associativa. Materiais e métodos: Vermes hermafroditas da cepa selvagem (N2 Bristol) foram cultivos a 20º C em placas de petri com meio NGM e semeadas com E. coli HT115 ou OP50-1 em condição ad libitum até o primeiro dia da fase adulta. O aprendizado nos animais foi induzido através de um modelo de condicionamento apetitivo a odor e avaliado por meio de ensaio de quimiotaxia. Os períodos de retenção empregados no projeto foram: 0, 15, 30, 60, 120, 180, 210, 300 e 1440 minutos. A padronização do modelo de aprendizagem foi executada através do uso de placas personalizadas com adesivo para os ensaios de quimiotaxia e cultura bacteriana concentrada para a alimentação dos nematoides. Resultados: O perfil de aprendizagem caracterizado com E. coli HT115 no projeto revelou ser mais crônico que o estabelecido pela literatura com a cepa OP50. Os dados dos ensaios executados com E. coli OP50-1 tiveram alta variabilidade, contudo aparentam seguir a tendência prevista pela literatura. Para agilizar a contagem dos vermes nas fotografias dos ensaios, uma aplicação web foi desenvolvida para a semi-automação do processo. Conclusão: A dieta oferecida ao C. elegans, possivelmente, tem impacto sobre a sua capacidade de aprendizagem e de formação de memória associativa, devido as diferenças constitutivas e metabólicas existentes entre os microrganismos ofertados e suas variadas cepas.