Navegando por Palavras-chave "Comunicação Interdisciplinar"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino do relacionamento interpessoal na graduação em enfermagem: um estudo na cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Duarte, Rosangela Sampaio de Oliveira [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivo analisar como vem sendo construído e desenvolvido o Ensino de Relacionamento Interpessoal na Graduação em Enfermagem nas Instituições de Ensino Superior da Cidade de São Paulo pela ótica dos Coordenadores de Curso. O referencial teórico compreendeu uma incursão histórico-teórico-conceitual sobre Relacionamento Interpessoal, percorrendo os achados dos grandes filósofos até as teorias psicológicas, destacando a abordagem centrada-na-pessoa de Carl Rogers e as contribuições de Peplau, Ida Orlando e Travelbee no campo da Enfermagem. Esses autores enfatizam que no relacionamento interpessoal é necessário existir envolvimento entre as pessoas, no qual pelo menos uma das partes procura mobilizar as potencialidades da outra pessoa na obtenção da sua segurança íntima, auto-realização e sensações de bem-estar. Os procedimentos metodológicos envolveram entrevista semi-estruturada com 17 coordenadores de cursos de graduação em Enfermagem da Cidade de São Paulo. Utilizou-se como critério de definição da população a ser investigada que o curso já tivesse alunos egressos. A análise dos dados possibilitou apreender como núcleos temáticos: as concepções sobre relações interpessoais; a importância de relacionar-se bem na atividade profissional de Enfermagem; o ensino de relacionamento interpessoal no Curso de Enfermagem compreendendo: a importância do estudo de relações interpessoais e suas dificuldades, a características do currículo disciplinar e as Perspectivas do Ensino de relacionamento Interpessoal na graduação em Enfermagem. A ênfase nas relações interpessoais surge na tentativa de romper com o olhar somente técnico-clínico para um olhar compreensivo e terapêutico do trabalho do Enfermeiro. O cuidado do paciente envolve contato e interação transformando-se numa ‘relação-de-ajuda’.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interdisciplinaridade e a proposta do Campus Baixada Santista da UNIFESP: uma análise documental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2008-07-30) Furusato, Meiry Akiko [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa teve como objetivos identificar e mapear as concepções de interdisciplinaridade presentes no Projeto Pedagógico do Campus Baixada Santista/UNIFESP e nos projetos pedagógicos dos cursos que o compõem (Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física), bem como discutir as potencialidades e os desafios da interdisciplinaridade na graduação em saúde, a partir da perspectiva da educação interprofissional. 0 referencial teórico abrangeu as bases da organização do ensino de matriz disciplinar e as atuais perspectivas no trabalho em saúde, as principais concepções sobre interdisciplinaridade, bem como incursões teóricas sobre a educação interprofissional e 0 processo de construção do Campus Baixada Santista da UNIFESP. A analise documental do projeto político-pedagógico do campus constituiu a opção metodológica privilegiada. 0 processo de análise de dados foi empreendido, inicialmente, a partir de categorias selecionadas a priori, formuladas por referência aos estudos de Pombo (2006), Fazenda (2003) e Japiassu (2006). As categorias foram denominadas: "integração", "atitude", "ação/prática", "diálogo", "troca" , "escolha". Em um segundo momento, após a identificação das concepções presentes no documento, empreendeu-se movimentos analíticos que configuraram sentidos - epistemológico, político ou organizacional - as concepções de interdisciplinaridade. Tendo por referência a ênfase no trabalho em equipe e a integralidade do cuidado, dimensões fundamentais da Educação Interprofissional, estas concepções foram reagrupadas e constituíram as categorias selecionadas a posteriori. Tendo como sentido principal a integração de disciplinas, bem como a interação de profissionais de diferentes áreas em projetos comuns, a interdisciplinaridade emerge, no documento analisado, como alicerce, perspectiva, instrumento e interface, representando, respectivamente, um modo diferente de ser, conhecer, fazer e viver junto. A assunção da educação interprofissional como pressuposto teórico e metodológico comporta importantes desafios: a organização da gestão acadêmica, o processo de construção e replanejamento permanente do projeto político-pedagógico, a superação de modelos formativos estigmatizantes que implicam mudanças de atitudes entre estudantes, docentes, profissionais e serviços, bem como a avaliação das iniciativas inovadoras. A análise documental do Projeto Político-Pedagógico do Campus Baixada Santista da UNIFESP revela que a interdisciplinaridade como principio formativo na graduação em saúde pauta-se na assunção de atitudes e escolhas que perpassam toda a proposta político-¬acadeêica, não se restringindo a mera integração de conteúdos, mas constituindo-¬se de práticas construídas coletivamente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A interdisciplinaridade no ensino médico(Associação Brasileira de Educação Médica, 2006-04-01) Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper discusses interdisciplinarity in medical education, recognizing that the complaints on the fragmentation in the curricular reformulation processes is more intensive in the undergraduate medicine courses due to the emphasis given to a pedagogic project based on biologicist and specialization concepts. The concept interdisciplinarity was analyzed from multiple viewpoints, based on a conceptual tracking and favoring interlocutions with Morin, Fazenda, Fourez, Pombo e Furlanetto. The construction of directions in medical education based on interdisplinarity includes the implementation of curricular designs allowing to articulate contents, encouraging problem-based approaches and promoting academic activities guided by medical practices anchored in the context of health services, insertion of students and teachers as subjects in the process and production of background knowledge. We delineate challenges and possibilities for the construction of proposals for a curriculum employing interdisciplinary practices for facing the complexity of medical activities such as teaching, learning and health care.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Trabalho em equipe na residência multiprofissional: a perspectiva de preceptores do cuidado perinatal(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-12) Tanaka, Cintia Kotomi [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/3876831382310403; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)INTRODUCTION: The complexity of perinatal care requires the engagement of several health care areas. Multiprofessional Residency in Neonatology is part of a strategy to promote comprehensive care, training of health professionals in priority areas of the Unified Health System - SUS, and continuous education of service team members. Multiprofessional Residency, interdisciplinarity and teamwork were studied to understand the delimited object of this study. OBJECTIVES: The purpose of this research is to understand the view of preceptors regarding teamwork, the difficulties encountered, the potentialities of this type of work, and suggestions for their training in Multiprofessional Residency and perinatal care. METHODOLOGY: The methodology was based on a qualitative and exploratory approach, using questionnaires and focus groups with 31 preceptors, 10 of which also held management positions in the area. The questionnaires collected data to characterize the participants. Focus groups addressed the work of preceptors, Multiprofessional Residency, and teamwork. The data obtained through the focus groups was interpreted as per the analysis of the content in the thematic modality, according to Bardin (2016), Minayo (2013), and Franco (2005). The guiding nucleus of the analysis was threefold: the role of preceptors in the Multiprofessional Residence, motivation, satisfaction and acknowledgment of their work; the contact with the Pedagogical Political Project, the identification of learning objectives in the practice scenario, the development of these objectives, and the concerns for the resident training and graduate profile; teamwork in the Neonatal Unit and the Multiprofessional Residence. RESULTS: The following categories of analysis emerged as a result from the focus groups: teaching as a personal and professional interest concurrent with the imposition from the institution; the need for training for in-service teaching, through institutional support and encouragement for Continuous Education in the health care field; Multiprofessional Residency as a sponsor of team discussions and as a proponent of reflection on teamwork; and the need to value teaching as a professional activity. FINAL CONSIDERATIONS: Through the analysis of difficulties, challenges and suggestions, this study showed that there are issues situated in different dimensions, such as: macro, which includes the institutional policies and the role of RMS, including both the hospital and the partnering IES; meso, which includes the infrastructure and reorganization of work processes in the health care area, with the multiprofessional resident in training, as well as taking an active role, establishing EPS spaces; and micro, which comprises the relationships between teams, between preceptors and residents, and between these actors and the users.