Navegando por Palavras-chave "Comportamento Lúdico"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar das crianças pelo olhar de seus pais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Rodrigues, Nathalia Maria Ferreira [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/6196489510813641; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Muitos profissionais já tentaram explicar o fenômeno do brincar e cada um o vê a sua maneira, porém sabe-se que o brincar é a principal atividade infantil, capaz de auxiliar no desenvolvimento de capacidades e habilidades essenciais para a vida adulta. O ambiente onde a criança vive é extremamente importante para que o seu crescimento seja dado de forma saudável. O presente projeto teve por objetivo conhecer o comportamento lúdico das crianças sob o olhar dos pais. Pretendeu-se ainda entender como tal comportamento foi construído considerando que as crianças residem em área de vulnerabilidade social e, também avaliar as interferências que aconteceram neste processo de construção. Participaram do estudo dez (10) pais de crianças de ambos os sexos que frequentassem o C.A.F (Centro de Apoio à Família) “Só pra te vê” na Zona Noroeste de Santos. O instrumento utilizado foi uma versão adaptada transculturalmente por Sant’anna, Blascovi-Assis e Magalhães da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 2. Os dados foram coletados em dois momentos, antes e depois das 10 sessões de contação de história do projeto de extensão “Baú de Histórias”, com duração média de 30 minutos. Os dados indicaram que média de idade dos participantes foi de 29,1 anos. Observaram-se algumas mudanças quanto ao comportamento lúdico das crianças, a comunicação através de palavras ganhou destaque em algumas condutas como: demonstração de segurança, prazer, desprazer e outros. Algumas atitudes essenciais do brincar da criança se mostraram constantes durante todo o processo como: prazer e espontaneidade, ainda verificaram-se o aumento dos elementos, curiosidade, senso de humor e gosto por desafio. Notou-se que os pais passam pouco tempo com seus filhos e tal fato pode ter influenciado nos resultados apresentados e pelo mesmo motivo o C.A.F e a escola possuem um papel importante no processo de construção do comportamento lúdico das crianças. Assim, faz-se necessária a conscientização dos pais quanto a importância de brincar com seus filhos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O brincar de contar e construir histórias(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-11-23) Beira, Renata Palhares [UNIFESP]; Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3179063226554474; http://lattes.cnpq.br/7078049735760803; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No decorrer do desenvolvimento infantil são encontrados diversos elementos que contribuem para a evolução desta etapa, sendo o brincar um dos principais componentes. A prática do brincar proporciona o desenvolvimento da habilidade de criação e possibilita a utilização da personalidade total do indivíduo. A criança quando permite ampliar o seu espaço lúdico, consegue criar, promovendo a expansão do real desenvolvimento, fazendo com que haja progresso na própria trajetória. Este trabalho objetiva apresentar os resultados em que foram avaliados: o comportamento lúdico, os interesses, as capacidades e dificuldades de crianças na fase pré-escolar. O trabalho teve como participantes: dez mães e seus respectivos filhos no Centro de Atendimento a Família (C.A.F.) “Só Pra Te Vê”, situado na Zona Noroeste de Santos. Os participantes foram selecionados respeitando os critérios de inclusão: crianças na faixa etária de 04 a 06 anos e a assinatura pelas mães do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As mães foram entrevistadas antes dos encontros de contação de histórias, para tal utilizou-se a versão adaptada transculturalmente da Entrevista com os Pais Sobre o Comportamento Lúdico da Criança (EIP) – versão 02. Este instrumento possibilita conhecer qual o interesse da criança, como se comunica, do que ela gosta, do que ela não gosta, os brinquedos preferidos, algumas característica de seu brincar, seus parceiros de brincadeira e sua atitude lúdica. Este foi aplicado novamente no final das intervenções, com a finalidade de observar modificações das respostas das mães quanto ao comportamento lúdico da criança. Para a coleta destes dados, utilizou-se um Diário de Observação composto por categorias relativas às características da atitude lúdica e para os itens observados e anotados para cada criança ao longo de cada uma das histórias, foram estabelecidos os seguintes critérios: apresenta seguramente o comportamento; apresenta o comportamento de forma insegura; não apresenta o comportamento; comportamento não observado. A região onde este trabalho foi desenvolvido é uma região marcada por considerável número de crianças em situação de vulnerabilidade social, que apresentam poucas oportunidades de expandir seu repertório através do brincar, devido às baixas condições socioeconômicas e também pelo empobrecimento de estímulo no período da infância. Os resultados apontam que os elementos lúdicos que os participantes tiveram maior desempenho ao longo das histórias foram: curiosidade, prazer e espontaneidade. Já nos aspectos como a criatividade, iniciativa, senso de humor, gosto pelo desafio, resolução de problemas e exploração de materiais, observou-se um menor rendimento. Notou-se que na fase inicial das intervenções as crianças se mostravam muito agitadas e com baixa concentração e no decorrer ficou evidente mudanças no comportamento destas, sendo possível observar o envolvimento, a concentração por um período maior, além da colaboração destas. Concluiu-se que apesar de alguns elementos do comportamento lúdico não terem tido uma evolução notável, o repertório dos participantes mostrou-se enriquecido a partir do brincar de contar histórias.