Navegando por Palavras-chave "Comparabilidade"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Demonstrações ESG no Relato Integrado das instituições financeiras(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-02) Gelamos, Jeniffer dos Santos [UNIFESP]; Henrique, Marcelo Rabelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8872607903177348A ESG vem ganhando cada vez mais destaque nas publicações contábeis, por apresentar informações voltadas para a sustentabilidade, mais especificamente abordando três fatores: Ambiental, Social e de Governança, tornando-se fator fundamental e relevante de análise e decisão para os investidores que cada vez mais têm essas informações como direcionadores. Com o Relato Integrado sendo o relatório divulgado que demonstra essas informações, faz-se relevante a análise da comparabilidade das informações no contexto ESG no Relato Integrado. Sendo assim, o presente trabalho analisa os Relatórios Anuais, divulgados em 2022 ao mercado pelas cinco maiores Instituições Financeiras no país de acordo com a B3, o Itaú-Unibanco, o Bradesco S. A., o Santander S. A., a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Os resultados adquiridos por meio do roteiro apresentado na metodologia da pesquisa, concluem que o grau de comparabilidade entre os relatórios analisados é médio, principalmente por um fator relevante da Caixa Econômica Federal que, no ano de 2022, publicou seu Relato Integrado fora dos padrões GRI. Porém, também se conclui que o padrão GRI e outras métricas analisadas no decorrer da pesquisa aumentam o grau de comparabilidade entre os relatórios.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Incomensurabilidade, comparabilidade e objetividade(Universidade de São Paulo, Departamento de Filosofia, 2012-01-01) Tossato, Claudemir Roque [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The article aims to show that the term, incommensurability, used by Kuhn provides, together with the concept of comparability, conditions for an objective choice between theories. It defends that Kuhn's philosophy is not a relativist. I discuss the notions of incommensurability in the broad sense and of local incommensurability. I make use of an event in the history of astronomy connected with Copernicanism to illustrate that the empirical adequacy allows comparison between locally incommensurable theories.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Iniciativas ASG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) e o relato integrado: um estudo do setor elétrico brasileiro(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-14) Souza, Eduardo Gomes de [UNIFESP]; Costa, Simone Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Cada dia se torna mais relevante, para investidores e sociedade em geral, o compartilhamento de iniciativas ASG (Ambiental, Social e Governança) por parte das Empresas no Brasil e no mundo. Sigla que vem ganhando destaque ASG ou ESG é a abreviatura utilizada para designar iniciativas voltadas para os aspetos Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa. Nesse cenário o Relato Integrado, que no Brasil tem caráter facultativo é a demonstração designada pelo nosso Conselho Federal de Contabilidade para divulgar a Investidores e demais Stakeholders as iniciativas em ASG realizados pelas Empresas, com confiabilidade e integralidade. Assim, se faz imperioso saber se atualmente a estrutura do Relato Integrado oferece comparabilidade dessas iniciativas entre as Empresas, e em qual grau. Para tanto, o presente trabalho realiza a análise de Relatos Integrados e de informações a respeito de iniciativas ASG em Relatórios Anuais, divulgados por 6 Empresas do Setor Elétrico Brasileiro no ano de 2021. Conclui-se ao final que a estrutura atual do Relato Integrado, oferece grau de comparabilidade médio, entre as Empresas analisadas, e que metodologias e indicadores universais aumentam a referida comparabilidade, sendo necessário considerar sempre as peculiaridades e individualidades de cada Empresa que são fatores subjetivos por si, e que prejudicam graus de comparabilidade mais elevados.