Navegando por Palavras-chave "Comic book"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental(Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2014-03-01) Mári-Kawamoto, Elisa [UNIFESP]; Campos, Luciana Maria Lunardi; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Estadual Paulista (UNESP)Teaching resources involve different elements used to support the organization of teaching and learning. Among these are the comic books, involving visual aspects, both cognitive and creative, that provide an alternative way to complement the lectures. The aim of this study was to develop and evaluate a comic book entitled Human Body, focusing on the circulatory, digestive, nervous and respiratory systems, to provide an alternative resource for the teaching of the content in the initial years. The material was evaluated with students of the 5th year of elementary education at a public school in the state of São Paulo, through the use of questionnaires. The comic book proved to be valid as a complementary teaching resource for learning in students, enabling reflection on the relevance of the development and use of comics to science education in the initial years.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O suporte e o formato nos quadrinhos: um estudo sobre as revistas de Mauricio de Sousa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-23) Araújo, Kleber Soares [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/6489180420144388Mediante uma perspectiva histórica, o desenvolvimento dos quadrinhos foi fomentado pelos suportes que os veicularam. Os suportes, com seus formatos específicos, são elaborados para atenderem determinadas necessidades de comunicação e promovem a circulação dos gêneros textuais na sociedade. Questiona-se, assim, se a utilização de diferentes formatos interfere na composição de conteúdo. Parte-se da hipótese de que o formato específico presente no suporte gera expectativa em seu leitor e a sua alteração pode afetar a percepção de leitura. O objetivo principal desta pesquisa é verificar se a utilização de diferentes formatos, em suportes que veiculam textos em quadrinhos, interfere na composição e na percepção do conteúdo. Para tal, adotou-se a noção expandida de texto abordada por Beaugrande (1997), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Cavalcante (2011), Koch (2015, 2018), Elias e Silva (2018) e Gualberto, Pimenta e Santos (2018); o conceito de gênero proposto por Bakthin (2011); de hipergênero por Maingueneau (2013) e Ramos (2018); os estudos de suporte embasados nas pesquisas desenvolvidas por Debray (1993), Marcuschi (2003, 2008), Maingueneau (2013) e Távora (2008, 2012); e sobre os quadrinhos, por Gonçalo Junior (2004), Eisner (2010), Ramos (2007, 2018), García (2012) e Vergueiro (2017, 2017b). Realizou-se um estudo comparativo, de caráter qualitativo, com o primeiro exemplar de cada uma das seguintes revistas: “Turma da Mônica Jovem” (2016), “Super Almanaque da Turma da Mônica” (2017) e “Turma da Mônica Geração 12” (2019), publicadas pela Mauricio de Sousa Produções. As categorias de análise utilizadas nesta pesquisa - matéria, forma e interação – foram definidas a partir dos estudos apresentados por Távora (2008, 2012) e priorizam os aspectos físicos externos (material, dimensão, forma e paginação) e internos (diagramação e segmentação). Os resultados demonstraram que as publicações se assemelham no arranjo material do suporte e nos aspectos difusores, mas apresentam diferentes formatos que geram expectativas distintas com relação ao suporte e interferem na percepção do conteúdo. Concluiu-se que os diferentes formatos assumidos pelo suporte interferem na composição do conteúdo e que as configurações formais empregadas geram expectativas em seu leitor que afetam a percepção de leitura.