Navegando por Palavras-chave "Coleção Brasiliana Itaú"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivências com arte e natureza: confluências entre mediação cultural e educação ambiental na Coleção Brasiliana Itaú(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Mônica Caroline de Abreu [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; https://lattes.cnpq.br/9439393238675494Os objetivos deste trabalho são propor, refletir e analisar ações que aproximem a área da Educação Ambiental e da arte-educação, no fazer da Mediação Cultural numa exposição de arte, a da Coleção Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, onde a autora atua como mediadora cultural. A pesquisa se deu no formato de relato de experiência e os resultados são uma descrição de um trabalho educativo realizado no instituto por meio da oferta de visitas educativas agendadas, que faz uso de uma série de materiais e atividades que trabalham ludicidade, sensibilidade, subjetividade e sensorialidade, a partir de diversos formatos e linguagens. Também resulta da pesquisa uma série de reflexões sobre este fazer, numa chave crítica e auto questionadora, desejando inspirar outros trabalhos similares. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico na revisão de literatura e na discussão, propondo articulações entre as contribuições teóricas da Educação Ambiental, sobretudo pelas abordagens de Vivências com a Natureza, a arte-educação, principalmente da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, contribuições de teorias da educação e do pensamento decolonial. As conclusões passam pela importância do contato com a arte como forma de conhecimento e desenvolvimento humano para formação de sujeitos criadores e transformadores da realidade, ao lado da relevância de ações educativas que se pautem em experiências diretas e vivenciais.