Navegando por Palavras-chave "Coerência."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Produção de memes sobre a Covid-19: estratégias e coerência(Universidade Federal de São Paulo, 2022-03-23) Jesus, Rogério Nascimento da Silva de [UNIFESP]; Elias, Vanda Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/7306569232855869Esta pesquisa tem como tema um estudo sobre memes e seu objetivo é analisar estratégias usadas nesse tipo de produção textual que contribuem para a construção da coerência. As questões que orientam esta investigação são: Quais estratégias se destacam na produção de memes? Como essas estratégias contribuem para a produção da coerência nesses textos? A análise é ancorada teoricamente em estudos do texto, como desenvolvidos pela Linguística Textual em sua abordagem sociocognitivo-interacional; estudos sobre a multimodalidade, na perspectiva sociossemiótica; e estudos sobre o meme compreendido como uma construção multimodal que se realiza em ambiente digital e é amplamente compartilhado, remixado e conectado ao conjunto de muitos outros memes não apenas por traços de semelhança em relação a alguns de seus componentes que resistem às alterações e lhes permitem ser identificados, mas também e, principalmente, por traços que evidenciam as transformações promovidas por seus produtores, usuários de redes sociais digitais. De base qualitativa, a pesquisa tem como corpus 17 memes relacionados ao tema da pandemia da Covid-19 que, extraídos das páginas “Bode Gaiato” e “Agostinho Sincero”, constantes na rede social Facebook e produzidos entre março de 2020 e junho de 2021, apresentam grande número de reações, compartilhamentos e comentários de seus usuários. Os memes coletados foram produzidos em um único quadro e são constituídos por elementos verbais e não verbais, compondo um design fixo. Consequentemente, não foram considerados nesta pesquisa memes produzidos com movimento, como é o caso de GIFs, stories e vídeos. Em relação aos memes analisados, os resultados indicam que os produtores utilizam estratégias verbais e visuais para que a sua produção seja reconhecida como memética e, nesse sentido, reiteram elementos popularizados em produções anteriores, adaptando esses elementos aos novos contextos, de modo que novos conteúdos são elaborados com elementos que os associam a grupos meméticos. Os memes analisados, macrotextualmente, estão relacionados a um conjunto de muitos outros memes no ambiente da rede por elementos referenciais e intertextuais constituídos por meio tanto da escrita quanto de imagens. Assim, os memes se conectam hipertextualmente, carregando em sua constituição múltiplos traços de produções anteriores e possibilitando ao leitor conexões diversas para a construção de sentidos a partir de cada remixagem realizada. Além disso, quanto aos aspectos gráficos, a análise evidencia que, nos memes selecionados, são observadas três camadas distribuídas pelo design para sugerir um roteiro de leitura: uma camada verbal, que se refere à fala da personagem; uma camada imagética com a imagem da personagem a quem a fala da camada verbal é atribuída; uma camada que corresponde ao plano de fundo da composição. Assim, estrategicamente, os produtores fazem uso de ferramentas tecnológicas disponíveis em redes sociais, aplicativos e sites geradores de memes para elaborar conteúdos, objetivando a repercussão de sua produção nas redes e a construção de sentidos por leitores.