Navegando por Palavras-chave "Clinical practice"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O corpo como pulso(UNESP, 2010-06-01) Liberman, Flávia [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The body is the focus of many studies and interventions. Some paradigms conceptualize the body only in relation to its motor-sensory characteristics, while others prioritize its psychological dimensions. With the aim of contributing towards formulating other perspectives within this field, some aspects of Stanley Keleman and Regina Favre's conceptualization of the body are presented here. Starting from clinical situations during seminar groups, we can take the body to be a multifaceted multimedia pulse that is continually [de]constructed through encounters. Together with the author's clinical experiences as an occupational therapist and teacher or undergraduates, these conceptualizations serve as a guide to clinical practice that is thought out, constructed and balanced by the body, using body approaches to promote encounters molded by affections and events, in an attempt to create bodies capable of sustaining the lived intensity of experiences, and which enable self-observation, closeness to other people and production of singularities.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrativas na formação comum de profissionais de saúde(Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2014-08-01) Capozzolo, Angela Aparecida [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Henz, Alexandre de Oliveira [UNIFESP]; Kinoshita, Roberto Tykanori [UNIFESP]; Queiróz, Maria de Fátima Ferreira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This account reports on the experience of the common training that has been taking place since 2007 at the Baixada Santista campus of the Federal University of São Paulo (Southeast Brazil), in the third semester of the undergraduate course, under the health work axis of the curriculum. The experience includes students and professors from different professional areas, ranging from physical education, physical therapy, nutrition, psychology to occupational therapy. The account presents the guidelines and strategies for organizing the 'Integrated clinical practice: analysis of health needs and demands' module, which adopts the production of life history narratives and health issues of people selected by professors together with the teams of the service network from the municipality of Santos, state of São Paulo. The narratives were produced in fortnightly meetings the students held with accompanied people in their homes and meetings held among supervisors and professors. The content of 120 reports on the completion of the module, produced by the students in 2007 and 2008, was analyzed aiming to identify the effects of the proposed training. Drafting the narratives helped the students expand their listening capacity and their perception of the complexity of the healthdiseasecare process, in addition to other aspects of what has been called the 'common practice' in the various health professions.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas Integrativas e Complementares como Recurso em Terapia Ocupacional(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-11) Mariano, Tyfane Figueredo [UNIFESP]; Zanni, Karina Piccin [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2301401745605695; http://lattes.cnpq.br/0899840041903993; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Às Práticas Integrativas e Complementares (PICs), são ações que consistem na promoção e prevenção em saúde, e trazem esses conceitos com o olhar integral aos processos de saúde-doença, trazendo reflexões acerca dos modelos convencionais da medicina tradicional ocidental. O COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), normatiza a utilização das PICs na prática dos profissionais, que vêm sendo utilizadas como recursos terapêuticos para aprimorar o bem-estar e as ocupações do indivíduo. Objetivo: Mapear como as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são utilizadas por Terapeutas Ocupacionais como recurso terapêutico. Materiais e Métodos: O estudo será desenvolvido através de entrevista semiestruturada a terapeutas ocupacionais com caráter de pesquisa qualitativa. Será desenvolvido em duas etapas, a primeira com a identificação dos Terapeuta Ocupacionais que utilizam a PICs como recurso terapêutico, e a segunda etapa com a realização da entrevista semiestruturada com amostra de Terapeutas (n=5). Resultados: Com base nas entrevistas foi-se possível analisar o perfil das Terapeutas, sendo todas do sexo feminino, que utilizam regularmente as PICS em seu contexto de atuação, alinhados com seus objetivos terapêuticos. Conclusão: As PICS desempenham o papel de recurso terapêutico, estão presentes em contextos públicos e privados, sendo mais incentivados em espaços públicos através da PNPIC e do SUS.
- ItemEmbargoVicissitudes do assédio moral e sexual no trabalho e ressonância simbólica: evoluções de um caso clínico(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Cunha, Rafaella Carnevalli [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo examina o processo terapêutico de uma trabalhadora exposta a sofrimento psíquico decorrente de situações de assédio moral e sexual no trabalho, desenvolvido em um Serviço-escola de Psicologia referente a um encaminhamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. O estudo propõe uma reflexão acerca das possibilidades de um manejo não adaptativo para o tratamento individual de pacientes que apresentam quadro de sofrimento mental advindos de situações laborais de violência, mediante a impossibilidade de intervir com os trabalhadores diretamente nos locais de trabalho. O objetivo é investigar o manejo do processo terapêutico e a operacionalização do conceito de ressonância simbólica, a fim de verificar e compreender os entrelaçamentos entre a história individual e a dinâmica relacional no contexto do trabalho. Utilizou-se as anotações de sessão e os relatórios de acompanhamento como material de base para o estudo. As análises foram realizadas tendo como referência o conceito de ressonância simbólica e a ferramenta teórica da Psicodinâmica do Trabalho. Os resultados indicam a presença de uma ressonância simbólica entre as figuras paterna e patronal e as violências sofridas na infância e no trabalho. O estudo confirma a potência da clínica do trabalho e a necessidade dos psicólogos de investigar e explicitar as possíveis ressonâncias existentes entre as relações estabelecidas nas esferas da vida pessoal e profissional para aprimorar a compreensão tanto da psicodinâmica individual quanto da psicodinâmica do trabalho, promover a saúde mental de trabalhadores e garantir a eles a possibilidade de agir em prol da própria dignidade.