Navegando por Palavras-chave "Classe bilíngue"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O que o Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) a ciências e a Libras (Língua Brasileira de Sinais) contribuiu no processo de aprendizagem das crianças surdas de uma classe bilíngue de Guarulhos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-12) Vieira, Daiane Santos [UNIFESP]; Hollosi, Marcio [UNIFESP]; Garrutti, Érica Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6006817586830268; http://lattes.cnpq.br/0009306878714171; http://lattes.cnpq.br/2497620302966468Este trabalho surgiu através das experiências pelo Pibid, no qual teve a duração de aproximadamente três semestres, tendo se iniciado no segundo semestre de 2019 e com vigência até o segundo semestre de 2020. O Pibid foi formado por um grupo de estudantes do curso de pedagogia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que se reunia semanalmente pela plataforma online google meet para planejar ações pedagógicas a serem aplicadas em uma classe de polo bilíngue de alunos surdos. Partindo da imersão da autora deste relato de experiência na classe bilíngue no referido período, este relato tem como centralidade o que foi vivenciado durante o segundo semestre de 2020. Este estudo tem como objetivo trazer reflexões sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças surdas, a partir de brincadeiras, atividades lúdicas e tendo como apoio a literatura infantil que foi utilizada em uma das intervenções do Pibid. Teve como fundamentação teórica a perspectiva histórico cultural de Vygotsky que defende o desenvolvimento linguístico e cognitivo a partir de suas relações e convivências com seus pares e sociedade. Neste estudo, é concebida a educação bilíngue como sendo uma forte precursora para que haja o desenvolvimento da linguagem da criança surda, tendo como base a Lei Municipal n. 7.795, de 20 de dezembro de 2019 e o Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Ambos os documentos garantem a inclusão de sujeitos surdos por meio da organização de classes ou escolas bilíngues da rede regular de ensino. Nesta análise, consideramos as práticas educativas na perspectiva bilíngue e que se utilizem de recursos pedagógicos e que tenha a Libras como sendo a língua de mediação e a língua portuguesa escrita, tendo em vista as particularidades do sujeito surdo e que proporcione condições necessárias para esse acesso linguístico e para a construção de sua identidade e cultura.