Navegando por Palavras-chave "Child education"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ciências e infância: trilhando caminhos o saber científico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-10-01) Pelat, Tainã Brasil Pantarotto [UNIFESP]; Rosalen, Marilena Aparecida de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4999365849570415; http://lattes.cnpq.br/9959312702803460A presente pesquisa objetiva compreender como acontece o ensino de ciências na educação infantil – primeira infância - em uma escola de educação infantil da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. Para isso, optou-se por uma pesquisa qualitativa, de análise documental e triangulação de dados de três documentos: O Currículo da Cidade – Educação Infantil PMSP; o Projeto Político Pedagógico da Escola e o caderno de registro e planejamento docente. O referencial teórico foi construído a partir de legislações nacionais para a infância como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Infantil (LDBEN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outras referências da área. As legislações nacionais e documentos institucionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo estabelecem alguns eixos estruturantes das práticas pedagógicas na educação da infância, tais eixos se tornaram as categorias de análise desta pesquisa, sendo elas: interação, brincadeira, escuta e protagonismo. Entende-se que o ensino-aprendizagem de ciências na educação infantil deve acontecer contemplando estas categorias. O caderno de registro e planejamento docente foi um documento essencial, que evidenciou a presença ou ausência destas categorias nos projetos de ciências desenvolvidos na infância, revelando como acontece o ensino de ciências em um centro de educação infantil. Diante da análise feita constatou-se que não só tais categorias eram contempladas, mas que a professora mobilizava saberes extracurriculares na promoção do ensino de ciências na infância.
- ItemEmbargoO desenvolvimento de linguagem: conhecimento dos professores acerca das práticas pedagógicas no contexto da educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-28) Santos, Jessica Blanca [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Cruz-Santos, Anabela; https://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/5438472812234098; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Para os professores que atuam na educação infantil, é imprescindível ter conhecimento sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento típico da linguagem e suas possíveis alterações, pois seus alunos se encontram em um período determinante na evolução destas competências e o modo como essa etapa do processo é conduzida impactará significativamente nas próximas fases do desenvolvimento escolar. A presente pesquisa buscou analisar os conhecimentos de professores acerca das práticas pedagógicas relacionadas ao processo de desenvolvimento da linguagem no contexto da educação infantil. Nesse sentido, procurou-se identificar o perfil de formação dos professores participantes; analisar o perfil identificado e os aspectos referentes ao processo de aquisição e de desenvolvimento da linguagem apresentados nas concepções destes professores; e por fim, analisar elementos relacionados à atuação pedagógica no contexto da educação infantil que favoreçam o processo de desenvolvimento da linguagem. A pesquisa enquadra-se num estudo de natureza quantitativa. Participaram deste estudo 86 professores de educação infantil que atuam na rede pública do município de Santos/SP. Para realizar a coleta de dados, foi elaborado um questionário, que teve a sua construção fundamentada na literatura nacional e internacional. Entre os participantes, 34,9% afirmaram ter realizado outra graduação além da Pedagogia; 91,9% realizaram algum curso de especialização; e 75,6% indicaram não ter realizado nenhum curso específico na área de linguagem infantil. Foi possível ainda identificar que 100% da amostra do presente estudo considerava importante, na formação inicial do pedagogo, serem abordados temas referentes à aquisição e ao desenvolvimento da linguagem infantil; contudo, somente 52,3% sinalizaram que acreditavam que os conteúdos relacionados à temática foram abordados de forma adequada durante a sua graduação. Os resultados dessa pesquisa indicam que há uma carência na abordagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento da linguagem na formação dos professores que atuam na educação infantil, segundo a concepção desses profissionais; entretanto, os professores participantes reconheceram a importância de possuir conhecimentos relacionados ao assunto para atuar na educação infantil. Quando o professor de educação infantil compreende o papel essencial que exerce no desenvolvimento de seus alunos, em especial nos aspectos relacionados à linguagem, o planejamento e a execução de suas práticas pedagógicas, possivelmente, resultarão em mediações mais adequadas e eficientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Envolvimento Parental no Contexto Escolar: validação da versão adaptada para pais do Questionário de Envolvimento Parental no Jardim de Infância (QEPJI)(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-27) Reis, Jorlane da Silva [UNIFESP]; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3278338196915403; http://lattes.cnpq.br/2446452058339236O Questionário de Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância Versão para Pais (QEPJI-VP), foi adaptado ao contexto brasileiro e trata-se de um instrumento que avalia o envolvimento dos pais com o ambiente escolar, em termos da comunicação entre escola e família, comportamentos parentais proativos e reativos de envolvimento em atividades escolares, e em atividades de aprendizagem em casa. Questionários para avaliação do envolvimento parental em âmbito pré-escolar, em língua portuguesa, são escassos e necessários, uma vez que mensurar tal engajamento possibilita elucidar características e comportamentos dos alunos, assim como, fortalece o vínculo entre escolas e famílias. Objetivos: O objetivo principal deste estudo foi validar para o contexto brasileiro a versão adaptada do QEPJI-VP, coletando evidências de validade dos escores e a adequação dos seus fatores. Objetivou-se também analisar as evidências de validade convergente entre o QEPJI-VP e E-CPPC, testar se a estrutura fatorial da QEPJI-VP original corresponde à versão traduzida e adaptada, avaliar a consistência interna e fidedignidade da QEPJI-VP, e investigar a influência de fatores sociodemográficos, especialmente diferenças regionais e familiares, sobre o envolvimento parental de crianças de 0 a 5 anos de idade. Método: A coleta foi realizada por meio de formulário online (Google Forms), a uma amostra de 349 pais de crianças de 0 a 5 anos de idade, matriculadas em escolas de educação infantil no Brasil. Resultados: a partir da amostra, foi possível validar o QEPJI-VP. A análise de correlação de Pearson entre a QEPJI-VP e a E-CPPC indicou uma correlação fraca entre os instrumentos (r = 0,315; p < 0,01), todavia, os itens apresentaram cargas fatoriais adequadas, com cargas fatoriais elevadas em seus respectivos fatores. Os índices de ajuste do modelo foram adequados (X2 = 347,071, gl = 208; p < 0,001; RMSEA = 0,044; CFI = 0,993; TLI = 0,991). As evidências de validade relacionadas às estruturas fatoriais indicaram a necessidade de redução do QEPJI-VP a dois componentes, além disso, cinco itens do questionário original foram removidos. A fidedignidade composta dos fatores também se mostrou aceitável (acima de 0,70) para todos os fatores. Não foram encontradas diferenças regionais discrepantes, exceto quando se tratando de fatores socioeconômicos e de estrutura familiar. Conclusão: o QEPJI-VP demonstrou evidências de validade convergente com outra medida de aspectos positivos da parentalidade e boa consistência interna.