Navegando por Palavras-chave "Cellular biology"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Laboratório virtual mediado por smartphone: Potencialidades didáticas de aprendizagem de conceitos e competências para experimentação em cultura celular(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Santos, Giovanna Tonzar dos [UNIFESP]; Santos, Camilo de Lellis [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6884091896706349; http://lattes.cnpq.br/8455864518444112O ensino de biologia tem como parte inerente as atividades práticas e empíricas, de modo que o uso de laboratórios é essencial para atingir os objetivos educacionais. Entretanto, o uso de laboratório esbarra em diversos obstáculos de infraestrutura e pedagógicos, como o alto custo de implementação e restrições do ensino remoto e educação à distância. O presente estudo buscou compreender as potencialidades didáticas de um jogo para smartphone que simula um laboratório virtual como recurso para o ensino e aprendizagem de conceitos de diferenciação celular e aquisição de competências para experimentação em cultura celular. Foi realizada uma revisão de escopo a fim de se identificar a produção científica e lacunas no uso de laboratórios virtuais de aprendizagem. Por meio de método misto de pesquisa educacional,o estudo foi realizado em duas fases: exploratória e experimental. Foi utilizado o aplicativo para smartphone Dish Life, que é um jogo de vivência em laboratório, como material de intervenção educacional. No estudo exploratório, onde estudantes de licenciatura em ciências e matemática jogaram por 3 semanas de forma voluntária, o jogo promoveu ganho de aprendizagem, sobretudo de conhecimentos em técnica de cultura celular e dinâmica de laboratório de pesquisa. O segundo estudo foi um ensaio randomizado controlado, onde o grupo de intervenção (GAME) jogava por pelo menos 1 vez por semana por 30 minutos, e os estudantes aumentaram os conhecimentos de técnicas de cultura celular quando comparado com o grupo controle (CTRL). Os estudantes aprovaram o jogo como uma ferramenta que utilizariam em suas próprias práticas didáticas, se sentiram imersos dentro de um laboratório de pesquisa e concordaram que o jogo completa os ensinamentos das aulas teóricas. No entanto, os estudos correlacionais indicaram que jogar o jogo em mobilidade diminuiu os ganhos de aprendizagem. Assim, é possível adquirir conhecimentos de biologia celular apenas com um jogo de simulação de laboratório virtual. O laboratório virtual mediado por smartphone Dish Life é um recurso didático capaz de promover a aprendizagem de técnicas de cultura celular, sendo uma alternativa para situações de restrição de acesso aos laboratórios físicos ou inexistência de laboratórios.