Navegando por Palavras-chave "Catolicismo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deus acima de todos? Os direitos sexuais e reprodutivos na proposta de revisão do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 pelo MMFDH(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-27) Maciel, Samuel Escudero Prince; Sales, Lilian; http://lattes.cnpq.br/5411386708547076; http://lattes.cnpq.br/4384828742590910O Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) foi elaborado e promulgado durante os dois primeiros governos Lula (PT), entre 2003 e 2009, quando congressistas católicos carismáticos e evangélicos pentecostais reagiram à incorporação de agendas feministas e LGBTQIA+ naquele Programa. Com a inversão de papéis entre situação e oposição governamentais durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022), a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e correligionários seus viram a oportunidade de tentar reverter aquela situação e conduziram um projeto de revisão do PNDH 3 no interior de um Grupo de Trabalho (GT) constituído exclusivamente por membros daquela pasta e com suas atividades sendo desenvolvidas sem a participação de representantes da sociedade civil e instituições e movimentos sociais, o que gerou a reação destes e da oposição governamental. O objetivo desta pesquisa é buscar compreender a disputa em torno do PNDH 3 nestes dois contextos. Nossa análise pretende desvendar o significado da gramática dos Direitos Humanos para seus protagonistas e suas agendas morais “pró vida” e em defesa da “família tradicional brasileira”.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Entre o progresso e o atraso: o espiritismo na modernização do Brasil na virada do século XIX para o século XX(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-22) Teraoka, Lucas Marzullo [UNIFESP]; Ferla, Luis Antonio Coelho [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research’s purpose is to analyse how the spiritism was seen on the Society of the turning centuries, from XIX to XX, by different groups. In a context of ideas about the modernization of the new brazilian republic, how was seen the spiritist doctrine? If on the one hand it could be understood related to the progress, as a religious manifestation born in France, formulated by a french pedagogue and had some well-reputed scientists’ support, on the otter it could be associated to the backwardness, once the mediumship were seen by the medicine, in some moments, as a pathology or against the christian Faith. The disputes between representatives of the spiritism, the medicine and the catolicism are the center of this research. The opinions about the spitist doctrine, wich appear at the medical journals and the christian newspapers are the main source for study this theme. The spiritis movement’s answers are also object for analysis, as well as the debate at main press. This investigation aims to build a general view os the brazilian thinking about spiritism on this context.
- ItemSomente MetadadadosExpressões da religiosidade católica em relatos de naufrágios portugueses do século XVI: os casos do galeão s. João e da nau s. Bento(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Leite, Heloisa [UNIFESP]; Rodrigues, Jaime [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1528186404909984; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This research attempts to examine how the Catholic religion was expressed in the shipwrecks reports of galleon S. João and ship S. Bento, both of the sixteenth century, and published in the first volume of the Tragic-Marine History. In this way, I intend, to analyze the use of the Catholic religion made by this men whose manned these ships, considering the creeds about the sea, the extreme situations experienced by the survivors of those shipwrecks and the adversity and needs faced by them.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Fé sem obras: o impacto das religiões cristãs na crise política brasileira no século XXI(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Moura, Sérgio Sanção de [UNIFESP]; Solano, Esther [UNIFESP]; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4491197A4&tokenCaptchar=03AFY_a8XT9-uJs4A-nHJbYZai8mDTLxs6_BwyxjbUq87XIdVjTz2QX4uG7O9qqL_9kGZuThOKno4n9VbnFLDmcYedZSid255HcHnF_5JehgY7BgY3Bp1b2P9AN9ni1RtFMz_U9Ovo1lWGgs8aKYTJs5cLDltfBT4QvmcAF4ifxL-1EjuC0Cf_eRsWS8sajwFunCPVdiDeV_AREZMNXZ1BeLrttNtHRKv16kpOYDksF0WDw9IuSHKvBrnMn_JtipwwKgpx1vWYj6v2l2Upo13jr9SQDms9lhdNuydwaDF6n5cPswX4sMczdzwiLukvD9IEYNJY8iebRaQQjsO6I4adUc1kOZWv9MRyBAXGzvk-OySrYi5PeeQm6y8_RjY1c07kJlaD3UYDlvkyy_UwT3iorVn6nuHeXeYVc4tkC4h4V0d4ydSvHLHH8ZuUp6xRoCYfEjRRI8Mb0B6krhu7sKAsQ1Wpbbj_mE4VRkCQP8BkSMSY0zd3CA6DSH7VeSPSzqajmheQKl2nvRGBCAzbLTOPcEhnGIhY89-3pAA política brasileira e por consequência a história do país é visto por estudiosos como mais estática do que evolutiva, uma vez que sua história tende mais a manter padrões do que a se estender para grandes mudanças ou revoluções, isso pode ser interpretado pelas insuficientes quebras de paradigmas que se firmaram ao longo da história, por questões socioculturais ou cristãs de manter o status quo e não dar espaços a grupos marginalizados da sociedade. Buscando a manutenção de políticas conservadores, o Brasil enxugou problemas estruturais na história nacional relacionados aos negros, mulheres e religiões não-cristãs, ao longo de toda essa manutenção conservadora, é possível identificar que a religião, que para muitos sociólogos e antropólogos estaria em rota de ter menos representação política e social no Brasil, ganhou forte destaque nas discussões políticas, como nas eleições presidenciais de 2017 onde foram utilizadas pautas cristãs como mecanismos de marketing e ascensão política nas eleições. Este artigo busca revisitar o crescimento dos grupos cristãos na política brasileira, qual a influência das lideranças católicas e evangélicas na política brasileira no século XXI e como foram ocupando espaços durante os anos. Neste entorno se constrói as perguntas que serão o centro da exploração de pesquisa: Como as religiões cristãs mudaram o debate político? É possível entender que seu impacto minimizou problemáticas de construções econômicas e sociais na política para focar em questões de moral e ética? E assim, qual a influência das religiões cristãs na crise política brasileira no século XXI? Tais objetivos de pesquisa, portanto, serão entender a significativa influência religiosa no debate político brasileiras durante o século XXI, selecionando diversas áreas dos discursos políticos e dos grupos religiosos que se convergiram e através de publicações acadêmicas e relatórios sobre o cristianismo e políticas, entendendo seus efeitos no desenvolvimento do país.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A Rainha do Brasil: A aparição e o enegrecimento de Nossa Senhora Aparecida(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Silveira, Lídia Maria Andriotti da [UNIFESP]; Schleumer, Fabiana; Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4278276689410882Este é um trabalho de caráter introdutório e baseado em estudo bibliográfico, que tem por objetivo refletir sobre a aparição de Nossa Senhora Aparecida e seu processo de enegrecimento. Assim, assenta-se, primordialmente, na produção bibliográfica produzida por historiadores, religiosos, cronistas e jornalistas. A pesquisa textual foi realizada em portais de investigação acadêmica, bem como em sítios que trazem informações atualizadas sobre a padroeira do Brasil. A pesquisa está estruturada em dois capítulos. O primeiro tem por objetivo traçar em linhas gerais um panorama da cidade de São Paulo no século XVIII. Neste período, a população era majoritariamente indígena. Os pretos e pardos correspondiam aproximadamente a 20% da população. Entretanto, é numa região adjacente a este espaço, Aparecida, localizada no Vale do Rio Paraíba, que ocorre a Aparição daquela que é a Padroeira do Brasil. O segundo capítulo se propõe a analisar o discurso relativo ao evento da Aparição de Nossa Senhora Aparecida, analisando, entre outros pontos, o catolicismo colonial. Além disso, se propõe a refletir sobre os significados de uma virgem negra como padroeira de uma nação, marcada historicamente pelo racismo estrutural e pelo preconceito racial. Apresenta, ainda, a necessidade de se ressignificar o conceito de racismo. Por fim, o cotejamento da produção religiosa e historiográfica abre novas frentes de estudo para compreensão do papel de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na História do Brasil, bem como permite a reflexão sobre pontos fundamentais, como o racismo estrutural, para melhor compreender a formação histórica e religiosa brasileira do período colonial até os dias atuais.