Navegando por Palavras-chave "Cartografía"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Cartografando o Brincar: experiências em tempo de distanciamento social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-12) Gomes, Agatha Alves da Silva [UNIFESP]; Federici, Conrado Augusto Gandara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3681092599687250; http://lattes.cnpq.br/5804251979995733; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A pandemia de COVID-19 ocasionou diversas mudanças em nossos cotidianos. A necessidade de distanciamento e até mesmo de isolamento social trouxe um cenário atípico, restringindo inúmeras atividades que antes eram habituais devido à alta capacidade de contágio do novo coronavírus e da gravidade dos sintomas por sua infecção. Pesquisas realizadas no ano de 2020 demonstraram efeitos imediatos do contexto pandêmico em crianças de diferentes idades: o que poderia assemelhar-se ao "abstrato coronavírus", para as crianças apareceram em sonhos, brincadeiras e desenhos. Manifestou-se então a necessidade de investigar o quanto o brincar auxiliou no bem-estar e saúde mental das crianças durante esse período, compreendendo que essa atividade favorece o desenvolvimento infantil saudável. O objetivo dessa pesquisa foi poder observar e experienciar como o brincar pode expressar as angústias, medos e tentativas de elaboração das crianças no contexto pandêmico. Procurou-se também entender a importância da natureza e dos espaços ao ar livre para a saúde mental das crianças. Foram realizadas atividades lúdicas como desenhar, pintar e brincadeiras corriqueiras como esconde-esconde ou pega-pega com crianças do convívio da pesquisadora, com o intuito de que as próprias crianças pudessem conduzir a dinâmica dos encontros, a fim de poderem expressar-se livremente com o brincar. Nas brincadeiras, as crianças demonstraram preocupação com seus entes queridos e, além disso, brincadeiras de médico foram recorrentes, assim como casinhas e cabanas. Foi possível também observar que ambientes ao ar livre, como parques e jardins, apareceram nos desenhos e também na imaginação dos pequenos, como cenários onde ocorriam suas aventuras.
- ItemEmbargoCartografia do cuidado de adolescentes que tentaram suicídio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-11) Martins, Leticia Yazigi [UNIFESP]; Sousa, Girliani Silva de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6292217585437355; http://lattes.cnpq.br/1740784873120598Resumo: Introdução: A adolescência é uma fase na vida permeada por intensas transformações no corpo e na psique dos indivíduos. Estudar a saúde mental de adolescentes, especificamente, o fenômeno da tentativa de suicídio é fundamental para a produção de conhecimento sobre os caminhos percorridos pelos adolescentes e seus familiares nos serviços de saúde para receber cuidado após a tentativa de suicídio. Ouvir os adolescentes se torna potente para compreender, a partir da sua percepção, as crenças e opiniões sobre o cuidado recebido na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Objetivo: Analisar o cuidado recebido e as estratégias de cuidado recebidas após a tentativa de suicídio de adolescentes no município de São Paulo. Método: Trata-se de uma investigação qualitativa cartográfica com referencial teórico de cartografia do cuidado conduzido entre março e julho de 2024, por meio de entrevistas realizadas com oito adolescentes que tentaram suicídio e são acompanhados por Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) da Coordenadoria Regional Sudeste de São Paulo. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. O estudo foi aprovado no comitê de ética e seguiu todos os aspectos éticos na resolução 466/12. Resultados: Emergiram as temáticas potencialidade com a arte, cultura e socialização como prevenção do suicídio; afeto e atenção dos profissionais de saúde como estratégia para recuperação do sentido de viver. Os adolescentes descobriram a sua potencialidade e desenvolveram senso de pertencimento por meio das atividades grupais no serviço de saúde mental. A relação afetiva e atenciosa estabelecida com os profissionais de saúde foi destacada como fundamental para o processo de recuperação e ressignificação do sentido de viver. Além disso, o restabelecimento de laços familiares, assim como a integração dessas atividades com a rede de suporte social e cultural, tanto dentro quanto fora dos CAPS IJ, emergiu como estratégia de cuidado efetiva para a prevenção de novas tentativas de suicídio. Considerações Finais: A cartografia do cuidado destacou a importância dos serviços de saúde mental, reforçando o papel central das atividades de arte, cultura e socialização como estratégias para o restabelecimento emocional e social dos adolescentes. A criação de vínculos afetivos com os profissionais de saúde e a reconstrução dos laços familiares foram determinantes no processo de recuperação e prevenção do suicídio.
- ItemRestritoEscuta e Escrita - Uma Experiência Corporal na Interface entre Saúde e Comunicação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-23) Cocchiaro, Liliane Oraggio [UNIFESP]; Liberman, Flávia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8790313628912498; http://lattes.cnpq.br/2381698779198156; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pesquisa-intevenção, norteada pelo Método Cartográfico, realizada na interface dos campos da Saúde e da Comunicação. O campo de produção de dados aconteceu em uma série de dez Oficinas "Corpo Escuta e Escrita - Experimentos Textuais Formativos", que reuniram alunos de pós-graduação, envolvidos em projetos de escrita. O objetivo principal foi desenvolver a sensibilidade de profissionais de saúde, aprimorar as habilidades de linguagem e as formas de expressar por escrito e oralmente as experiências de cuidado, problematizando a qualidade da interação, seja ela com as equipes multidisciplinares, os pacientes e/ou acompanhados e seus familiares. Para além das áreas formais, incluiu a investigação a pulsar na interface entre Cuidado e Expressão, como campos da produção humana e suas nuances, com ênfase nos conteúdos que enriquecem as práticas do autocuidado e do cuidar do outro.