Navegando por Palavras-chave "Capital"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Capitalismo predatório e a questão ambiental no Brasil: Uma discussão sobre o avanço neoliberal(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-12) Oliveira, Bruna de [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; https://lattes.cnpq.br/7188604263817052; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho busca refletir sobre a intensificação do capitalismo predatório extrativista em um governo neoliberal e seus impactos no meio ambiente e sociedade, levando em consideração as raízes sócio-históricas extrativistas brasileiras. Estruturamos, primeiramente, um apanhado histórico dos últimos governos brasileiros com intuito de detalhar uma trajetória de intensificação neoliberal de desmontes nas áreas sociais e ambientais, que tiveram início durante o governo Dilma, e se concretizaram durante o Golpe Parlamentar e o Governo Bolsonaro. Com o intuito de aprofundar e entender as raízes de uma cultura predatória, discutimos também o processo colonizador do Brasil e América Latina, como fator determinante no processo intensificação extrativista e exclusão étnica e racial. Entendemos também, o capital, em sua forma mais madura, como principal meio de materialização de tragédias e crimes ambientais, transformando ideias sustentáveis em meras ilusões. E organicamente, discutimos, por fim, as formas de combate de luta contra as desmontes ambientais e sociais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Composição da remuneração docente nos planos de carreira de capitais brasileiras: vencimento base e vantagens pecuniárias(Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), 2020-05-01) NASCIMENTO, Ana paula Santiago do; JACOMINI, Marcia Aparecida; IMBÓ, Kátia Aparecida dos Santos; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770190A6&tokenCaptchar=03AGdBq26wiw7q7bXM8urz1w9ZNGLGecoGxuCjW8VDLGiGPJPpNHMMvpXt5SqwohMFiYLrQpOk85lK5WfocRkUHIREQw9IGT0Sv2fToRWePugrX20Q1MC3DsvmbAnw6Ms9S88gPS2dio8XAzZHK7QOsKJFGBB-5mHYwiycaKiRaoj44a_sYS9BmRqsUgyc47lrsUQdr2k_bR-oYp5B7cOKJ18pvNvbtfpsZ5CRUD4fVft5u2u_t7UFd87HT84qnvnZvrhxbCy2M5lcZEoMHfeOj3c3725eNDRDb8SkKB5eJAfoAsY5i6TFzNpySXrJPGBqSOMzgqvj9JDP219lms_cxNyi44BMPhcmEm1Oc9qERXLA9ummm9wQMzMgrrDg-73emp9n_dtN0mXq_vTtG5C48qoRy_eLMTK7Tg
- ItemAcesso aberto (Open Access)Crise estrutural do capital e a transfiguração do Estado no neoliberalismo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Oliveira, Beatriz Almeida [UNIFESP]; Feldmann, Daniel Augusto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8121964433446225; http://lattes.cnpq.br/3438685893706279A partir da década de 1970, o neoliberalismo tem se erigido em resposta à redução das taxas de lucro no capitalismo global, momento marcado pela desdemocratização do Estado e fragmentação das unidades nacionais. Com isso, se verifica uma mudança na forma do Estado: do fiscal ao endividado, ou então, do produtor ao gerencial, alteração que encontra raízes na própria tentativa do capital de superar seus limites. Compreendida como crise estrutural, a incapacidade do capital de realizar um ajuste espaço-temporal adequado, e nesse sentido, a incapacidade do Estado “facilitar” e sustentar a expansão do capital, coloca o último contra a suas próprias determinações ideais afim de se tornar, ele mesmo, objeto apreendido pelo movimento de valorização do valor. Com isso, se expõe a fragmentação das estruturas sociais sobre as quais se erige o capital, e questiona a própria capacidade de continuidade ilimitada da acumulação capitalista.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A determinação dialética na análise da mercadoria em o primeiro capítulo do capital de Karl Marx(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12) Gouveia, Virgínio Martins [UNIFESP]; Nascimento, Rodnei [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nosso trabalho tem a intenção de analisar o caminho da exposição (Darstellung) enquanto método dialético da apresentação das categorias da crítica da economia política, nesse primeiro Capítulo de O Capital de Karl Marx. Em vista disso, procuramos a sua possível mediação com o aspecto geral da “circulação simples” e, consequentemente, o seu corolário na consciência dos agentes no modo de produção capitalista. Isso nos impele a responder à problemática em torno da referência histórica das categorias e a percorrer o itinerário expositivo que vai da “troca de mercadorias” à “produção geral”, compreendendo esses dois momentos referidos, respectivamente, às categorias da essência e da aparência presentes na dinâmica contraditória da análise dialética da mercadoria.
- ItemSomente MetadadadosO Poder Em Marx: Radicalização Da Política(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-10-10) Barbosa, Lucas Alves [UNIFESP]; Nascimento, Rodnei Antonio Do [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cette recherche vise à étudier le concept du pouvoir dans Marx - et ne pas chercher ici une essentialité métaphysique, mais une catégorisation dialectique qui ne peut être donnée d'une relation avec les autres catégories marxienne. Nous commençons donc du point de vue que nous devons chercher dans sa propre dialectique, en prenant comme point de départ la dimension phénoménale. Il est dans la capitale exposition catégorique de la réalité capitaliste, qui révèle la meilleure façon que nous pouvons comprendre pourquoi le pouvoir. Il est dans le fonctionnement interne des rapports de production, et sa primauté, qui cherchent des relations de pouvoir. Ce que nous cherchons à comprendre la fin de la recherche est, en bref, quelle est la notion de pouvoir dans la réalité capitaliste Marx? Qu'est ce qui détermine? Comment les relations sont articulées le pouvoir avec les rapports sociaux capitalistes?