Navegando por Palavras-chave "Canção literária"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Metapoesia em Cecília Meireles: a encenação do processo inventivo(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-11) Figueiredo, Carolina Camargo Soares; Marques Neto, Pedro; http://lattes.cnpq.br/4376963234545670; http://lattes.cnpq.br/2222382741727984A dissertação de mestrado, denominada “Metapoesia em Cecília Meireles: a encenação do processo inventivo”, se propõe a analisar a metapoesia enquanto temática e elaboração da arte poética em cinco poemas do livro Vaga Música (1942) de Cecília Meireles (1901-1964), quais sejam: “Ritmo”, “Canção do caminho”, “A doce canção”, “Canção de alta noite” e “Modinha”. A hipótese de trabalho é que os poemas do corpus se apresentam, por um lado, como autocrítica do eu-lírico a respeito de escrever poesia e, por outro lado, como canção literária, uma vez que a musicalidade constitui os poemas, mediante a organização métrica, rítmica e imagética. É importante ressaltar que o gênero canção literária pressupõe a fala, uma cadeia sonora que não requisita necessariamente um acompanhamento instrumental. A fundamentação teórica foi desenvolvida com base em autores como: João Gaspar Simões (1950), Vasco Mariz (1977), Luiz Carlos Cagliari (1984), Michael Hamburger (1991), Ana Maria Domingues de Oliveira (2001), Marcos Siscar (2010) e Antoine Compagnon (2014).