Navegando por Palavras-chave "Campo educacional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoPublicação de relatos de práticas de ensino em revistas educacionais - importância para o desenvolvimento profissional de professores e campo educacional.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Borges, Janaína dos Santos [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499O presente trabalho versa sobre os relatos de práticas de ensino publicados em revistas de acesso público e irrestrito. O objetivo consistiu em compreender a importância desse tipo de publicação para o desenvolvimento profissional de professores e para o campo educacional. Teve como finalidade construir conhecimento sobre as práticas e valorizar a sua escrita e publicação, por professores, a partir da identificação de possibilidades concretas de sua utilização. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de estudo documental, de artigos e revistas acessadas no google acadêmico, utilizando a análise de conteúdo. Foi realizada a compilação de algumas revistas voltadas à educação e ao ensino, a sua análise quanto à presença de relatos de práticas e/ou pesquisas sobre práticas, quanto aos elementos presentes em seu foco, escopo e regras de submissão e, com isso, a interpretação das informações assim obtidas. Assim, num total de 25 revistas analisadas, 19 continham um ou mais relatos de práticas de ensino. E de 76 artigos que se analisou nessas revistas, 32 eram publicações de relatos de práticas e 44 de diferentes tipos de pesquisas sobre práticas. Destacam-se como principais resultados: 1) Ao menos, duas definições terminológicas de relatos de práticas, selecionadas nas referências consultadas, uma de Lopes Viegas e Pinto (2018) e uma de Delmanto e Faustinoni (2009), que tem como semelhança serem descrições ou registros detalhados sobre práticas de ensino ocorridas e que abordam, de maneira o mais completa possível, a dinâmica realizada em uma aula ou atividade; 2) A sua diferenciação em relação a outros gêneros de registro da atuação profissional docente, como biografias, autobiografias, histórias de vida e diários de professores; 3) A identificação, de maneira teórica, na literatura consultada, da importância que possuem para o desenvolvimento profissional docente, como o compartilhamento, reflexão e transformação da própria prática e, também, para o campo educacional com a produção de um material fonte para pesquisas e, consequentemente, para a promoção de melhorias nas práticas de ensino; 4) Por fim, características relacionadas ao processo de sua publicação em revistas, incluindo a periodicidade, a titulação mínima exigida aos autores, os modelos ou templates de escrita de relatos e as definições dadas pelas revistas, quando existentes, sobre os relatos aceitos e sua origem, em práticas realizadas ou em diferentes tipos de pesquisas, a seção em que são publicados e quando devem estar presentes em um item específico dentro do corpo textual do artigo.