Navegando por Palavras-chave "CEU (Centros Educacionais Unificados)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino Fundamental: a ausência do brincar em ambiente convidativo ao lúdico(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Oliveira, Laryssa Meneses Abreu de (UNIFESP); Serrão, Célia Regina Batista; http://lattes.cnpq.br/5786181991530429Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na modalidade Relato de Experiência, tem como temática a presença (ou ausência) do brincar na prática cotidiana escolar. O período de imersão numa escola da rede pública de Guarulhos, sediada em um dos Centros Educacionais Unificados – CEU, para a realização da Residência Pedagógica no Ensino Fundamental, foi de significativa importância para refletir e buscar compreender o papel do brincar na proposta pedagógica, especialmente de escolas em que o projeto arquitetônico e equipamentos disponíveis são convidativos a atividades lúdicas. Após período de imersão constatou-se que,apesar do espaço e equipamentos disponíveis e convidativos, o tempo dedicado para exploração do parque e áreas verdes para o desenvolvimento de brincadeiras era bastante restrito: apenas uma vez por semana. O brincar parece ser compreendido como atividade menos importante para a formação integral das crianças, podendo inclusive ser preterido. Para o enfrentamento dessa situação e sua superação, acredita-se ser necessário problematizar as propostas de formação inicial de professoras(es) e incluir a temática como conteúdo de fundamental importância para uma prática docente que respeite os direitos das crianças e oportunize as melhores condições para seu desenvolvimento integral e formação humana.