Navegando por Palavras-chave "Células cultivadas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)CGRP e SP em cultura de fibroblastos de queloide(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Tucci-Viegas, Vanina Monique [UNIFESP]; Hochman, Bernardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Sabendo-se que o estímulo neurogênico de origem nociceptiva é considerado o deflagrador primário do processo de cicatrização da pele, que o CGRP e SP aumentam a proliferação de fibroblastos in vitro, e diante da falta de estudos correlacionando CGRP, SP e p53 e apoptose em queloide torna-se importante investigar se os neuropeptídeos da pele podem influenciar a expressão de p53 e a apoptose no queloide. Uma possível associação entre neuropeptídeos e o gene p53 poderia representar um novo caminho para um melhor entendimento fisiopatogênico das cicatrizes patológicas fibroproliferativas e, por conseguinte, o advento de tratamentos mais específicos. Objetivo: Investigar a expressão do gene p53 e o índice apoptótico em culturas de fibroblastos de queloide, submetidos à ação dos neuropeptídeos CGRP e SP. Métodos: Foram cultivados fibroblastos de queloide em meio de cultura com adição de CGRP e SP, e controle. O índice apoptótico, e o ciclo celular foram determinados por citometria de fluxo e a marcação de proteínas-chave da apoptose por espectrofotometria. A atividade celular foi avaliada ao longo do tempo e em períodos determinados, por MTT. A morfologia celular foi avaliada por microscopia confocal. Resultados: Foi padronizado um modelo de explante baseado nas diferenças biológicas das regiões específicas do queloide. A atividade celular em fibroblastos de queloide variou ao longo do tempo, sendo diferente entre os subgrupos celulares mas similar dentro de um mesmo subgrupo, mas não foi afetada pela adição de CGRP, SP ou CGRP+SP. Fibroblastos de queloide das regiões periférica e central apresentaram maior expressão de p53 do que fibroblastos da pele adjacente ao queloide, de cicatriz normotrófica ou de pele normal, adjacente à cicatriz normotrófica. CGRP, SP e CGRP+SP provocaram uma diminuição na expressão de p53 em fibroblastos de queloide das regiões periférica e central em relação aos outros subgrupos estudados. Conclusão: CGRP, SP e CGRP+SP provocaram uma diminuição na expressão de p53 em fibroblastos de queloide.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experimental model of cultured skin graft(Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, 2004-12-01) Gragnani, Alfredo [UNIFESP]; Morgan, Jeffrey R.; Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Shriners Hospital for Children; Harvard Medical SchoolOne of the most used animal models of cultured keratinocytes autografting is based on xenografting of human keratinocytes to the rat or athymic mice, immunological neutral recipient that acts as biological carrier. It could be studied in this model many facts that occur after transplant without the ethical aspect in the clinical study. The proposition of the experimental model is related to the sequence of the total or partial skin transplant, as autografting or xenografting, cultured or not, to the back of athymic mice. The model presents the possibility of study in vivo athymic animal, when the in vivo study in anima nobili is not ethical. It permits the xenografting evaluation of cultured cells graft or of the genetically modified cells and of the association of the cultured cells and the dermal substitutes, the composite grafts, and of the autografting.
- ItemSomente MetadadadosIdentificação de um novo sítio de produção da enzima conversora de angiotensina I(ECA) nas células IMCD e estudo da interação do receptor de brasicinina e da ECA utilizando inibidores da ECA(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2004) Quinto, Beata Marie Redublo [UNIFESP]; Casarini, Dulce Elena [UNIFESP]Enzima conversora de angiotensina I (ECA) ou kininase II é uma dipeptidil- carboxipepitidase (EC 3.4.15.1) que tem um importante papel na regulação de pressão sangüínea, cliva o dipeptídeo C-terminal da angiotensina I(AI)i produzindo o potente peptídeo vasopressor angiotensina II (AII) e inativa bradicinina (BK), um potente vasodilatador. Baseados no estudo de Casarini e cols. (1997) no qual um novo sítio produção de ECA foi localizado no ducto coletor, o objetivo deste trabalho foi purificar e caracterizar na cultura de células mIMCD-3 a presença e/ou síntese da ECA, enfatizando desta forma um papel fisiológico importante para esta enzima nestas células, uma vez que todo sistema calicreína-cininas encontra-se presente nesta região. Outro objetivo foi estudar a interação da ECA com os receptores B2 da BK utilizando inibidores da ECA. Inicialmente, isolamos a atividade da ECA presente nas células mIMCD no meio de cultura, por gel filtração em coluna empacotada com resina AcA-34 previamente calibrada. Cada isoforma foi recromatografada em coluna afinidade Lisinopril-sepharose. As enzimas isoladas do meio foram denomina M1 e M2, e as ECAs extraídas das células, C1 e C2. As massas moleculares determinadas por eletroforese em gel de poliacrilamida foram: M1, 60 kDa e M2 117 kDa (isoformas secretadas) e C1, 63 kDa e C2, 130 kDa (isoformas intracelulares). A expressão protéica foi verificada por Western Blotting utilizando anticorpo monoclonal 9B9, nas isoformas purificadas e nas frações do citoplasma da membrana e do núcleo…(au).
- ItemSomente MetadadadosMoléculas moduladas durante a inibição de proliferação de células mamárias murinas HC11 tratadas com 1, 25(OH)2D3(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2002) Katayama, Maria Lucia Hirata [UNIFESP]; Brentani, Maria Mitzi [UNIFESP]A 1,25 dihidroxivitamina D3 (1,25(OH)2D3) e um hormonio esteroide relacionado com a homeostase do calcio e envolvido com o controle da proliferacao celular. Celulas mamarias murinas HC11 imortalizadas espontaneamente, retem caracteristicas de celulas normais e tem o crescimento inibido mediante exposicao ao hormonio o qual se correlaciona com um aumento das celulas em GO/G1. Nosso objetivo foi verificar o efeito da 1,25(OH)2D3 (100nM, 72h) sobre moleculas especificas reguladoras do ciclo celular (ciclinas e inibidores de quinase dependente de ciclina (p21WAF1/C/P1 e p27KIP1) do estado de fosforilacao da proteina de retinoblastoma (pRb), como sobre os genes de resposta imediata das familias de c-myc, c jun e c-fos, sobre o fator transformante b (TGF b1, 2 e 3) e seus receptores (Tb RI e RII) e a proteina ligante 3 de IGF (IGF-BP3) atraves da expressao de RNAm, por ensaio de protecao da ribonuclease, e de proteina, por analise de western blot e imunoprecipitacao. As celulas HC11 expressam basicamente RNAm de c-myc e os de L-myc e B-myc estao praticamente ausentes. O tratamento nao alterou o nivel da expressao destas moleculas se comparadas ao controle, e tambem nao modulou a expressao dos RNAm de max, mad, mxi, mad3 e mad4. Celulas HC11 apresentam principalmente RNAm de jun-B e Jun-D em relacao a c-jun, e de fra-2, em relacao a c-fos, fos-B e fra-1, e o hormonio nao regulou estes niveis de expressao. Detectamos nestas celulas um maior conteudo de RNAm de TGFb1 e b3 se comparados com o de TGFb2, e tambem observamos a expressao dos receptores TbRI e RII. Sugerindo que estes genes nao estejam envolvidos nos efeitos inibitorios da 1,25(OH)2D3. Celulas HC11 exibem preferencialmente RNAm e proteina de ciclina D1 em relacao a ciclinas D2 e D3. Apresentam ainda um grande conteudo de RNAm de ciclinas A2, B1 e H. Os niveis de RNAm e de proteina destas ciclinas nao sao modulados pelo hormonio. Observamos tambem a expressao do RNAm de ciclina E, cujos niveis nao variaram em celulas induzidas com 1,25(OH)2D3, embora uma queda da expressao desta ciclina, apos 72 h de cultura, independente do tratamento tenha sido verificada. Entretanto, a expressao proteica de ciclina E dobrou com o tratamento em comparacao a celulas controle (72h), sugerindo que esta modulacao ocorra a nivel pos transcricional. Celulas induzidas apresentam tambem uma elevacao do conteudo proteico de p21WAFilclP1 (1,4 vezes) em relacao a celulas...(au)