Navegando por Palavras-chave "Business model"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo exploratório das dark kitchens: uma revisão da literatura e elaboração de um framework de escolha de modelo de negócio(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-26) Lima, Valdir Ramos [UNIFESP]; Lopes, Evandro Luiz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0631574435962669As dark kitchens são estabelecimentos focados exclusivamente na produção de refeições para entrega, sem atendimento presencial ao cliente. Este modelo de negócio ganhou significativa popularidade durante a pandemia de 2020, impulsionado pelas restrições ao funcionamento de restaurantes tradicionais e pelo aumento da demanda por entregas em domicílio. No entanto, há uma escassez de estudos aprofundados sobre as características essenciais desse modelo que poderiam influenciar gestores a adotá-lo. Este estudo se dedicou a identificar as características que influenciam a tomada de decisão dos gestores na escolha pelo modelo de dark kitchens, em detrimento do modelo tradicional de restaurante com atendimento em salão ou outras variações possíveis. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão da literatura existente sobre o tema, utilizando artigos acadêmicos e matérias de sites especializados nos ramos de administração, gastronomia, marketing, atendimento ao cliente e negócios. Os resultados do estudo destacaram que os aspectos mais relevantes para o modelo de dark kitchens seriam os operacionais, de custo e de divulgação. Esses aspectos foram identificados como os principais fatores que podem influenciar a decisão dos gestores na adoção deste modelo de negócio. A partir disso, com base nos achados, foi elaborado um framework para auxiliar os gestores na análise detalhada do modelo de dark kitchens. Esse framework permitiria então uma avaliação criteriosa, ajudando os gestores a determinar se vale a pena adotar esse modelo em comparação com outras opções possíveis. O resultado obtido por este estudo contribui tanto para gestores, facilitando o processo pragmático de escolha de um modelo de negócio, quanto para acadêmicos, oferecendo uma base de conhecimento para futuras pesquisas que possam aprofundar a análise de elementos específicos do tema das dark kitchens.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão de operações na Industria 4.0: Adoção de tecnologias da I4.0 na indústria têxtil brasileira de micro e pequeno porte(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Rocha, Isabela Fernandes da UNIFESP; Kissimoto, Kumiko Oshio da UNIFESP; http://lattes.cnpq.br/3600804142320263Eventos que discutem o futuro do setor Têxtil, debatem sobre o modelo industrial que sobreviverá, quais serão as novas tecnologias implementadas no setor e como será a revolução dos produtos/serviços. Desde já, existe a preocupação entre as organizações, em manter-se competitivo, principalmente para as pequenas e microempresas. Por essa razão, é preciso compreender os princípios e tecnologias que já estão sendo empregadas no setor e quais mudanças estão ocorrendo no setor têxtil. Desse modo, o presente trabalho apresenta uma análise de modelos de operações mencionados na literatura utilizando princípios da indústria 4.0 para compreender se as empresas utilizam essas métricas e quais efeitos são causados na gestão de operações, e, a partir disso foi realizado um estudo de caso em duas empresas de diferentes portes que declarem trabalhar no setor da indústria têxtil. Os resultados demonstraram de que forma a I4.0 foi sendo incorporada na gestão da operação da indústria têxtil, com destaque as percepções de melhoria ao utilizá-la no setor e em quais áreas são empregadas as tecnologias. Verificaram-se ainda as indicações de lacunas de pesquisa que podem levar a novas investigações para avançar no tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Modelo de Negócios de uma startup no segmento de Otimização Energética(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-06) Vitório, Caroline Vieira [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/6522756226444706; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o caminhar da Idade Contemporânea, os recursos naturais se tornaram as grandes fontes de geração elétrica e, portanto, elementos fundamentais de manutenção da vida humana na Terra. Gerando energia, é possível obter iluminação, conservar alimentos, refrescar-se com um ar-condicionado, aquecer-se com um banho quente e ter à disposição equipamentos elétricos e eletrônicos para utilização. A eletricidade garante também que a população disponha de meios de locomoção e possa realizar atividades laborais, como na agricultura, na indústria, serviços, comércio e atividades de lazer. Com o avanço da tecnologia e da inovação e aumento da preocupação em relação às questões socioambientais, estudos provaram a viabilidade de geração de energia por meio de fontes de energia limpas, renováveis e, portanto, sustentáveis. Nesse contexto, o objetivo geral do presente trabalho é lançar um olhar empreendedor às ações de otimização energética, produzindo um plano de negócios que seja base para um empreendimento no ramo. Como objetivo específico, assuntos de cunho técnico, administrativo, comercial e financeiro serão abordados, além de questões estratégicas e de marketing. A metodologia estará baseada em levantamentos bibliográficos de conteúdo sobre os temas de empreendedorismo, engenharia e setor elétrico brasileiro, além de experiências práticas. Assim, se fará um modelo de negócios de como oferecer uma solução prática a partir de uma avaliação que permite quantificar os benefícios reais passíveis de serem alcançados para uma residência, empresa, comércio ou indústria, e assim, definir um conjunto de ações a serem implementadas pensando no benefício que trará à sociedade, à natureza e também à movimentação da economia.