Navegando por Palavras-chave "Brinquedo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividade lúdicas em ensino de física: construção de um briquedo de baixo custo para a aprendizagem de mecânica(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Yoshimura, Márcio Tomotoshi Sayama [UNIFESP]; Testoni, Leonardo André [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1385972728034443; http://lattes.cnpq.br/6666766278867531Este trabalho de dissertação tem como objetivo investigar vestígios de aprendizagem de ciências, em especial, a mecânica no 5o ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica esta baseada no estudos de Vygotsky e em suas colaborações para a interpretação do desenvolvimento humano, a partir das relações estabelecidas com o meio, pelo processo histórico-cultural. Deste desenvolvimento, enfatizamos a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e em especial a interação entre pares, quando os alunos foram colocados diante de uma situação problema. Eles responderam a um préquestionário para aferir o nível de conhecimento de mecânica daquele momento. Nem todas as perguntas foram bem esclarecidas e, para nos auxiliar, os alunos propuseram que fizéssemos algum experimento. Desta ideia, confeccionamos um brinquedo. Eles participaram de todas as fases da montagem e, depois, puderam manusear o brinquedo livremente e por fim, de modo mais orientado. Desta experiência, foi possível notar a interação entre eles e o brinquedo e também entre os próprios estudantes. Ao término da experiência, os alunos conversaram com o pesquisador sobre suas impressões e responderam a um novo questionário. Um ano depois, retornamos o contato com estes alunos para verificar elementos de retenção da aprendizagem de mecânica, a partir da experiência da construção e manuseio do brinquedo.
- ItemSomente MetadadadosO brinquedo como produção cultural para a criança(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Sanches, Angélica Cristina [UNIFESP]; Müller, Fernanda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4068785397717343; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to present discussions about the cultural production aimed at young children in contemporary society, and discussing the one produced by children. The toy is the focus of research, which presents itself as a cultural artifact in play and discovered the child. The theory incorporates the various areas of knowledge such as sociology, anthropology, psychology and psychoanalysis to extend the vision of childhood, and toddler toys - central themes of this research. A toy store located inside a shopping mall was chosen as a research field. Thus, toys aimed at children from zero to twelve months of age were defined as objects of study. From the data collection and observation from space and the actions of patrons of the store, as well as information on structure and arrangement thereof, were produced three tables, arranged according to the name of the toy manufacturer, features and price. Besides the tables, graphs, some comments and information were produced to allow for further analysis. The research concludes that the media tools and toys are present in contemporary society, and enables the integration and construction of crops produced by and for the child.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Brinquedos, Culturas Infantis E Diversidade De Gênero: Uma Análise Sobre A 'Sexta-Feira: Dia Do Brinquedo' Na Educação Infantil(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-05) Santos, Paloma Oliveira [UNIFESP]; Finco, Daniela [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This Research Investigates The Gender Relations In The Small Child From The "Friday: Toy Day", In A Public Institution Of Early Childhood Education In The Countryside Of São Paulo. It Seeks To Understand What Values And Norms About Femininities And Masculinities Have Been Imprinted In Toys, How Gender Meanings Have Been Constructed Among Young Children, And How The Institution Organizes This Educational Practice. Through An Ethnographic Research With Girls And Boys Aged 5 And 6, It Reveals Which Types Of Toys Children Have Taken From Home To The Educational Institution Of Early Childhood, Their Choices, Exchanges, And Negotiations, And How Girls And Boys Create Different Gender Meanings In Their Play. The Research Has A Theoretical Reference At The Studies On Toys From The Sociological Approach Of The Childhood, The Childhood Pedagogy, And Gender Studies. Considering The Brazilian Reality, Marked By The Emergence Of Gender Violence In Different Contexts Of Society, And By The Regression In The Field Of Rights