Navegando por Palavras-chave "Brasil Paralelo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Negacionismo no YouTube: um “Brasil Paralelo” a serviço das novas direitas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-16) Andrade, Rafael Herculano de; Franzini, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/3965015334809761Este trabalho tem como finalidade compreender o negacionismo produzido por grupos de direita na internet tendo em vista os interesses políticos e ideológicos por trás dessas produções. Para tal, foi feito um recorte, onde a análise se concentrou em torno da empresa Brasil Paralelo e no seu produto audiovisual 1964 – O Brasil entre armas e livros, publicado em seu respectivo canal do YouTube. A despeito de seu caráter empresarial, esta produtora de filmesdocumentários negacionistas foi aqui concebida como um think tank neoliberal-olavista, a julgar por sua conexão com uma rede de outras organizações desta mesma natureza, bem como com Olavo de Carvalho, notório autor de teorias da conspiração. Deste modo, a reconstituição do processo histórico que condicionou a formação dessa rede foi aqui contemplado. Também se objetiva aprofundar o debate acerca do conceito de negacionismo histórico, dando luz às suas especificidades teóricas e históricas.
- ItemRestritoProfessor... e Adão e Eva? Os Desafios do Professor de História em seu compromisso ético e científico no século XXI (um estudo do Brasil Paralelo)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-29) Carvalho, Yuri Ferreira Mendes de [UNIFESP]; Franzini, Fábio; http://lattes.cnpq.br/3058395202773677; http://lattes.cnpq.br/2594322718355523Este trabalho começa realizando uma análise das contestações às instituições escolares, principalmente em relação aos professores de história do ensino básico no Brasil, demonstrando os perigos envoltos com a pedagogização da sociedade. Para tanto, um estudo de caso foi feito em relação ao vídeo 1964 – O Brasil entre armas e livros do grupo Brasil Paralelo, além da análise minuto a minuto dos elementos presentes no “documentário”, o trabalho apresenta possibilidades do uso de vídeos vinculados a plataformas de streaming para uso didático pelos Professores de História. Também é proposta análises de construções de narrativas históricas, oferecendo instrumentos para que os professores de história possam ter critérios mais acurados quando forem realizar uma curadoria de vídeos ou mesmo oferecer algum material paradidático aos seus alunos.