Navegando por Palavras-chave "Boticário"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Estudo comparativo de iniciativas em sustentabilidade: as experiências da Natura e do Boticário(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-06) Assis, Tamiris Nogueira [UNIFESP]; Varrichio, Pollyana de Carvalho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1221101596912192Neste trabalho realizou-se um estudo comparativo sobre as iniciativas em sustentabilidade e embalagens sustentáveis no setor de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (HPPC) no Brasil. Uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A partir de um panorama do setor de HPPC, no Brasil, dos anos de 2014 a 2017, foi possível traçar um paralelo do posicionamento das organizações Natura&Co. e Grupo Boticário, que são pautados na sustentabilidade e estão entre as empresas mais inovadoras do país, e a aderência do mercado consumidor a suas ideias. Nesse sentido as empresas demonstram alta penetração no mercado. Também foram analisados os programas e iniciativas sustentáveis de ambas, concluindo que as ações da Natura são voltadas para os agentes que a auxiliam na cadeia de produção e o Boticário tem como objetivo incluir o consumidor final nas ações de logística reversa. Uma analise comparativa entre as linhas Ekos e Cuide-se Bem confirmou um alto nível de investimento em inovação e P&D voltado para embalagens sustentáveis e processos mais econômicos e eficientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre o projeto-piloto financiado pela EMBRAPII no setor de cosméticos(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-19) Tosto, Giovana da Luz [UNIFESP]; Varrichio, Pollyana de Carvalho [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1221101596912192A inovação tecnológica é um dos quesitos fundamentais para o avanço econômico e competitivo de qualquer país. O Brasil tem o desafio de ser um país inovador e competitivo perante ao mercado internacional, para tanto, a abordagem da hélice tríplice em inovação é uma possibilidade de buscar por esse avanço almejado. A EMBRAPII junto com uma das suas unidades, o IPT, iniciou o projeto de nano encapsulação de ativos para cosméticos junto com quatro grandes empresas situadas no Brasil. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a EMBRAPII e sua forma diferenciada de financiamento, levantas e analisar o projeto iniciado em 2013. Para tanto, irá apresentar pontos estratégicos e relevantes de tal iniciativa e discutir seus resultados. A abordagem utilizada para esta pesquisa foi exploratória e qualitativa, além de conter dados primários e secundários, sistematizados e avaliados a partir do referencial teórico e da aplicação de um questionário estruturado aos pesquisadores do projeto. Foi observado que, o projeto de nanoencapsulação atendeu as expectativas e conseguiu gerar uma inovação tecnológica dentro do tempo necessário para o setor de dermocosméticos capaz de atender às demandas do mercado. Por fim, que o modelo EMBRAPII se comparado com os modelos tradicionais (BNDES e Finep) é muito mais efetivo, ágil e flexível no fomento à inovação tecnológica.