Navegando por Palavras-chave "Behavioral economics"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise dos resgates dos fundos de multimercado à luz dos vieses da Economia Comportamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-12) Santos, Gabrielle Ribeiro [UNIFESP]; Araújo, Veneziano de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713A presente monografia tem como premissa de análise o uso da economia comportamental, escola econômica que contrapõe a vertente ortodoxa que presume sobretudo, a racionalidade do Homo economicus. Nesse sentido, aborda-se especificamente o viés da Lei dos Pequenos Números que faz com que os agentes econômicos infiram erroneamente tendências a partir de pequenas amostras. Para tanto, como objeto de análise, avalia-se os históricos de resgates de determinados fundos de investimento de multimercado entre os anos de 2010 e 2015, após o primeiro ano de existência de cada um deles. O prazo de doze meses foi determinado por ser o período mínimo definido pela Comissão de Valores Mobiliários na Instrução Nº 555, de 17 de dezembro de 2014, que estabelece a obrigatoriedade da divulgação dos rendimentos de fundos em seus 12 meses iniciais. Dessa forma, o objetivo do trabalho consiste em verificar qualitativamente, a partir de estatísticas descritivas, se após o período de um ano, investidores mantêm suas aplicações nesses fundos, para ratificar se a obrigatoriedade estipulada pela instrução acima, pode causar algum tipo de viés ao investidor. Esta avaliação ocorre de natureza exploratória a partir de dados do software Bloomberg onde resultados apontam para uma tendência de que alguns fundos da amostra apresentam viés
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desigualdade de gênero no processo admissional sob a perspectiva da economia comportamental(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-09) Belam, Camila Aparecida; Araújo, Veneziano de Castro; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713Diversos trabalhos apontam as dificuldades enfrentadas pelas mulheres devido a discriminação de gênero para assumirem papéis importantes no mundo empresarial, científico e político. Esses entraves estão associados a comportamentos estereotipados e viesados que permeiam a própria sociedade e muitas vezes levam longos períodos para serem superados. No mundo empresarial, a desigualdade compõe este processo mesmo quando não consciente, dado às mulheres nos processos seletivos. Por isso, buscando promover um mercado de trabalho mais equitativo, é necessário encontrar formas de promover tratamento mais igualitário para as mulheres nos processos seletivos das empresas. No entanto, até o período recente, poucos mecanismos (fora a adoção de cotas de gênero para vagas de trabalho) foram propostos. Neste contexto, a presente monografia busca utilizar elementos da Economia Comportamental para explicar as origens de alguns vieses discriminatórios neste processo e propor formas de nudges para mitigar tais vieses sem ter que necessariamente recorrer à adoção das cotas. A presente proposta poderia servir para complementar essa lei ou para ser utilizada em locais onde não seja oportuna a adoção de tais medidas.