Navegando por Palavras-chave "Avaliação Participativa"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações de saúde mental na rede de atenção psicossocial pela perspectiva dos usuários(Univ Sao Paulo, Fac Saude Publica, 2017) Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; Onocko Campos, Rosana Teresa; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study was designed to analyze actions in mental health from the psychosocial care network through the perspective of users. Fourth-generation participatory methodology was used. The findings highlight the challenges of implementing mental health services in primary care and in different points of the psychosocial network, as users recognize the existence of a health network but indicate limited access to it, because, as they see it, actions could be undertaken in spaces that would facilitate their inclusion and integration with the community. There is weakness in the articulation and in the implementation of integrated care plans in services and, consequently, mental health needs to remain centralized in specialized services, showing strong inhibition of the work in the psychosocial care network. We concluded that the limits of working in networks present challenges in the daily life of service users and in the construction of new possibilities and progress towards social inclusion.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um estudo sobre as relações de gênero na Educação Infantil: o que as famílias têm a ver com isso?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-25) Fernandes, Noeli Aparecida [Unifesp]; Finco, Daniela; http://lattes.cnpq.br/5868721280642490; http://lattes.cnpq.br/5585312196904699Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo investigar como as questões de gênero estão presentes na relação entre a instituição de Educação Infantil e as famílias. A pesquisa foi desenvolvida em uma EMEI da rede municipal de São Paulo, a partir da análise de documentos, entrevistas semiestruturadas com docentes e famílias e dinâmicas lúdicas com crianças. Tem como referencial teórico Estudos da Pedagogia e da Sociologia da Infância e Estudos de Gênero e Feministas, que problematizam como as desigualdades sociais em relação às questões de gênero começam desde idades precoces, no ambiente familiar, refletindo-se em seus percursos de vida e nas instituições educacionais. A pesquisa teve como balizador, para a introdução das questões de gênero junto às crianças, profissionais docentes e famílias, o documento Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (SÃO PAULO, 2016) que aborda as questões de gênero na Educação Infantil, buscando fortalecer a relação e o diálogo da família com a unidade educacional. Assim como na brincadeira "cama de gato", que fios ora se embaraçam e ora se desembaraçam, os dados da pesquisa, com suas análises, revelam um emaranhado de posições, relações e estratégias, envolvendo diferentes concepções que permeiam as práticas educativas cotidianas, diante da diversidade das culturas e dos olhares das crianças, das profissionais docentes e das famílias que se entrecruzam na construção das diferenças. As manifestações e expressões das crianças podem ser a chave para o fortalecimento do diálogo entre a instituição de Educação Infantil e as famílias, para que juntas possam discutir sobre as questões de gênero e sobre a qualidade da Educação Infantil. Os resultados indicam que os conflitos de gênero surgidos podem ser vistos como potencializadores de reflexões e diálogos coletivos, essenciais para a construção de novas formas de pensamento, que ultrapassem os discursos de culpabilização, rompendo com silêncios existentes, problematizando as desigualdades de gênero presentes no processo educacional, dando ênfase ao respeito às diferenças das crianças.