Navegando por Palavras-chave "Autorregulação emocional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Pandemia de COVID-19 e treinamento em mindfulness para saúde mental e cotidiano acadêmico de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-23) Mello, Evelin Cristina Cadrieskt Ribeiro [UNIFESP]; D'Almeida, Vânia [UNIFESP]; Silva Rosa, Anderson da [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0916786723350340; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/7220411418339421; http://lattes.cnpq.br/1549509212078957A pandemia de COVID-19 acentuou muitos dos desafios enfrentados pelo sistema educacional no ensino superior, como por exemplo: a implementação do ensino remoto, a acessibilidade aos recursos educacionais e a organização de estratégias que envolvem o cuidado com a saúde e o bem-estar dos estudantes. No que se refere aos aspectos da saúde mental, a formação universitária traz desafios ao estudante: manejo do estresse psicológico, aumento de responsabilidades, demandas financeiras e pressões ligadas ao desempenho acadêmico. Estudos apontam a estreita relação entre esses fatores, resultando no comprometimento da saúde mental devido a problemas relacionados à ansiedade, depressão e, consequentemente, piora no bem-estar. Objetivos: Analisar a percepção de estudantes sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na rotina de vida diária e acadêmica, e os efeitos de um programa Promoção de Saúde Baseado em Mindfulness (MBHP) em estudantes universitários. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa com método da história oral temática e dados coletados por meio de entrevista individual com roteiro semiestruturado. Foram entrevistados 20 estudantes de cursos da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Centro Universitário São Camilo, após participarem do programa MBHP, com duração de oito semanas em formato remoto. O roteiro de entrevistas abordou temas como estresse, atenção, qualidade de sono, habilidades socioemocionais, dificuldades e facilidades da metodologia de um programa remoto. Resultados: Estudantes relataram que a prática de mindfulness auxiliou no manejo de sintomas de ansiedade diante de estados emocionais adversos, promovendo sensação de calma e relaxamento; as técnicas de respiração aprendidas foram consideradas essenciais para mudança do foco atencional ao lidar com estados mentais negativos. Também acreditam que a intervenção favoreceu estados de maior aceitação dos padrões de pensamento e comportamentos o que proporcionou um melhor manejo emocional por meio do cultivo da abertura e curiosidade com as experiências internas. As principais dificuldades relatadas pelos estudantes foram: dificuldade em incluir as práticas diárias na rotina, dificuldades com as práticas informais (destinadas a serem feitas individualmente fora ao horário estabelecido pelo programa) e, também, a não adaptação ao formato remoto no qual as sessões foram oferecidas. Considerações finais: A percepção dos estudantes sobre a pandemia de COVID-19 é que esta causou mudanças significativas, não apenas no cotidiano acadêmico, mas na rotina diária como um todo. Segundo eles, a participação no programa MBHP, favoreceu uma abertura para compreender e lidar com as emoções.