Navegando por Palavras-chave "Atenção secundária à saúde"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Apoio social, capacidade funcional e depressão em pessoas idosas atendidas em um ambulatório médico de especialidades para idosos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-31) Vieira, Thaís Fernanda [UNIFESP]; Okuno, Meiry Fernanda Pinto [UNIFESP]; Neves, Vanessa Ribeiro [UNIFESP]; Fukujima, Marcia Maiumi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7132941543481307; http://lattes.cnpq.br/6262584622509702; http://lattes.cnpq.br/6910164256304562; http://lattes.cnpq.br/7577430203093305Introdução: Quanto menor o apoio social do idoso, maior é seu estresse psicológico. O isolamento social tem forte impacto negativo na saúde mental e física dos idosos. O comprometimento da capacidade funcional no idoso tem implicações importantes para a família, a comunidade, o sistema de saúde e a vida do próprio idoso, uma vez que a incapacidade é um fator vulnerabilizante, que leva à dependência e contribui para a diminuição do bem-estar, da qualidade de vida e dos relacionamentos sociais, podendo levar à depressão. Objetivos: Avaliar o apoio social, rastrear a depressão e avaliar a associação do apoio social com a depressão e as variáveis sociodemográficas; e avaliar a capacidade funcional e associá-la com as varáveis sociodemográficas e clínicas de idosos atendidos em um Ambulatório Médico de Especialidades Idoso. Método: Estudo transversal e analítico, realizado no Ambulatório Médico de Especialidades Idoso em São Paulo. Foram selecionados 133 idosos no período de fevereiro de 2019 a julho de 2021. Foram aplicados os instrumentos: Índice de Katz, Escala de Lawton, Miniexame do Estado Mental, Escala de Depressão Geriátrica e Medical Outcomes Study. Resultados: A idade média dos participantes do estudo foi de 74,2 anos; mulheres somaram 72,9%. Em todos os domínios da escala de apoio social, a maior parte dos entrevistados teve percepção de apoio alta. Evidenciou-se quadro psicológico normal (72; 54,1%); percepção de apoio alta na interação social positiva foi associada àqueles que tinham mais idade (p=0,003). O quadro psicológico normal foi associado à percepção de apoio alta nos domínios emocional (p=0,022) e interação social positiva (p=0,023). A maioria era independente para as atividades instrumentais e da vida diária (45,8% e 60,2%). Ter cuidador associou-se à maior dependência para as atividades instrumentais (p=0,001) e da vida diária (p=0,012). Conclusão: Na amostra da pesquisa, identificaram-se percepção de apoio alta, quadro psicológico normal, independência para as atividades instrumentais e da vida diária, percepção de apoio social alta no domínios emocional e interação social naqueles com maior idade e associação entre ter cuidador e pior capacidade funcional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Atenção nutricional ao excesso de peso sob a ótica da integralidade: diagnóstico e avaliação da atenção básica e de média complexidade em município do sudeste brasileiro(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-03-22) Neves, Jose Anael [UNIFESP]; Medeiros, Maria Angélica Tavares de [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Background: Chronic noncommunicable diseases (NCDs) are the major public health problem in the world and overweight is one of its main causes and a modifiable risk factor. Prevention and control of this problem are part of health promotion agenda in several countries, including Brazil, where more than half of the adult population is overweight. Objective: To analyze nutritional care provided to adults with overweight in Primary and Secondary Health Care in Brazilian Southeastern, from the perspective of integrality. Methods: It was carried out a census study which identified and assessed the actions of nutritional care to adults with overweight, from the perspective of health comprehensiveness, through semi-structured interviews with managers and/or professionals of all services Primary and Secondary Health Care in Santos muncipality, São Paulo, Brazil. Results: It was found that actions are limited to individual clinical care, to the detriment of health promotion and protection actions; low insertion of dietitians professionals; disjointed practices from territorial contexts of services; limited dialogue between different levels of health care and lack of intersectoral action. Final Considerations: There are several limiting factors for nutritional care to adult with overweight in both health care levels investigated, configured as important obstacles to the achievement of health integrality.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Diabetes e hipertensão: (re) pensando o cuidado farmacêutico no serviço de especialidades de Cubatão(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-05) Cruz, Nina Rosa Santos [UNIFESP]; Frutuoso, Maria Fernanda Petroli [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4750299902344077; http://lattes.cnpq.br/6944044101759297; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O acesso à saúde a partir de 1988 passou a ser um direito social, pautado em legislações que garantem universalidade de acesso em todos os níveis de assistência à saúde, encontrando na Atenção Básica e na Atenção Especializada, subsídios que assegurem a acessibilidade, o vínculo, a continuidade do cuidado e a participação social. Neste universo, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) estão entre as queixas mais frequentes dos serviços de saúde, fatos estes que mostram a necessidade do trabalho interprofissional e da adoção de ações de assistência e atenção farmacêutica, para identificação precoce dos fatores de risco. O cuidado farmacêutico facilita a adesão da terapia, garantindo a qualidade e a integralidade da assistência. Neste diálogo, o usuário, protagonista do cuidado é encorajado a exercer suas potencialidades e construir, por si mesmo, estratégias e alternativas para evolução do tratamento. Esta pesquisa propôs uma intervenção de educação em saúde, para diabéticos e hipertensos atendidos no Serviço de especialidades de Cubatão, construída por meio de rodas de conversa, contribuindo para ampliação da integralidade do cuidado em saúde e atuando como um dispositivo de percepção do cuidado farmacêutico, no âmbito do atendimento do SUS. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, que buscou fazer um levantamento do perfil dos participantes e entender, através de rodas de conversa, como as pessoas avaliam sua experiência com medicamentos, como definem seu problema de saúde e quais opiniões, sentimentos e significados contribuem para esse processo. Os dados coletados na pesquisa responderam os objetivos do estudo, ao permitir uma análise do cuidado farmacêutico prestado na unidade estudada, fornecendo subsídios para implementar um conjunto de ações de Atenção farmacêutica, visando melhorar a qualidade nos atendimentos, otimizar a gestão de medicamentos e entender como diabéticos e hipertensos percebem o seu tratamento. As trocas vivenciadas durante as rodas de conversa colocaram em foco as lacunas e possibilidades observadas com a inclusão de atividades coletivas no serviço, permitindo ainda, a construção de um produto técnico fundamentado no uso de folhetos informativos, dinâmicas e recursos lúdicos, como estratégias para promover a adesão e continuidade do tratamento.