Navegando por Palavras-chave "Atenção compartilhada"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-04) Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]; Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]; Bagaiolo, Leila [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0613854186621041; http://lattes.cnpq.br/4054738146503695; http://lattes.cnpq.br/4756548496805568As habilidades de comunicação social, especialmente contato visual e atenção compartilhada, são frequentemente prejudicadas no transtorno do espectro do autismo (TEA) e predizem resultados funcionais. A análise do comportamento aplicada é um dos tratamentos mais frequentes baseados em evidências para o TEA, mas não é acessível à maioria das famílias em países de baixa e média renda, pois é um tratamento caro e intensivo e precisa ser administrado por profissionais especializados. A formação parental surgiu como uma alternativa eficaz com baixo custo. Este é um estudo exploratório para avaliar um grupo de intervenção parental por meio de modelagem de vídeo na aquisição de contato visual e atenção compartilhada de seus filhos. Quatro medidas graduadas de contato visual e atenção compartilhada (ajuda física, ajuda física parcial, ajuda gestual e independente) foram avaliadas em 34 crianças com TEA e deficiência intelectual (DI). Houve uma redução progressiva no nível de estímulo necessário ao longo do tempo para adquirir contato visual e atenção compartilhada, bem como uma correlação positiva entre o tempo de exposição à intervenção e a aquisição de habilidades. Este tipo de treinamento de pais usando modelagem de vídeo para ensinar contato visual e habilidades de atenção compartilhada a crianças com TEA e DI é uma intervenção de baixo custo que pode ser aplicada em ambientes com poucos recursos.