Navegando por Palavras-chave "Atelier"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões sobre a prática da arte e da escuta na educação infantil(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-28) Souza, Isabelle Lopes de [UNIFESP]; Araujo, Betania Libanio Dantas de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3104010388590983Este trabalho é um relato de experiência sobre minha atuação como professora de crianças de 5 e 6 anos em uma escola particular no interior de São Paulo, seguindo a abordagem Reggio Emilia. Focado em práticas docentes que promovem investigações a partir dos questionamentos das crianças, o estudo utiliza a escuta ativa e registros para planejar projetos e espaços educativos. O objetivo é contribuir para a Educação com transformações práticas, oferecendo às crianças oportunidades de investigação com o professor como parceiro. O relato é fundamentado em autores como Edwards, Gandini, Forman, Rinaldi e Rodari. O trabalho detalha a importância das artes visuais, o conceito de fantasia e o papel do ambiente como terceiro educador, além de contextualizar o surgimento dos ateliês em Reggio Emilia e a integração entre o papel do professor e do atelierista.