Navegando por Palavras-chave "Argumentative essays"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Como abordar textos dissertativo-argumentativos no ensino fundamental II?(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-23) Pereira, Catarine Aurora Nogueira [UNIFESP]; Silva, Edna de Mello; Gomes, Denise Cristina Ayres; http://lattes.cnpq.br/1713600548135321; http://lattes.cnpq.br/9405118016902400; http://lattes.cnpq.br/5980662111590737O presente trabalho tem como enfoque o ensino-aprendizagem de textos dissertativo-argumentativos, propondo um guia com orientações a professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, a fim de auxiliá-los em seu preparo de aulas sobre esse tema. Os referenciais teóricos que norteiam a proposta fundamentam-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em particular a Área de Linguagens – Língua Portuguesa; em Metodologias Ativas – sobretudo na abordagem sociointeracionista, proposta por Vygotsky. Baseia-se ainda na importância da mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Para a construção do guia, partiu-se do Modelo ADDIE de Design Educacional/Instrucional, o qual prevê etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Para tal, foi realizada etapa de análise contextual – que se consistiu no mapeamento do contexto por meio de questionários com docentes e discentes, na análise de resultados que auxiliaram na construção de personas, mapas de empatia e concepção da solução educacional. Em seguida, nas etapas de design e desenvolvimento, foram concebidos os elementos de tecnologia e design (identidade e projeto gráfico), apoiados por estratégias de gestão. Portanto, buscou-se contribuir para discussão do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, em específico a de estratégias, metodologias ativas, que promovam aprendizagens significativas.